6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

13 de fevereiro de 2012

O Brazopolense Dom José Francisco Rezende Dias toma posse como Arcebispo de Niterói neste domingo, 12 de fevereiro de 2012.



Com a renúncia de Dom Frei Alano Maria Pena O.P, o Papa Bento XVI nomeou em 30 de Novembro de 2012, como Arcebispo da Arquidiocese de Niterói/RJ, Dom José Francisco Rezende Dias.




Dom José Francisco é o 5° Arcebispo de Niterói desde 26 de março de 1960, quando a Diocese de Niterói foi elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa João XXIII.

Dom José Francisco Rezende Dias desempenhava, a função de Bispo da Diocese de Duque de Caxias. No dia 30 de março de 2005, foi nomeado Bispo Titular da Diocese, tomando posse no dia 12 de junho do mesmo ano.

No dia 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro, foi eleito entre os bispos do estado do Rio de Janeiro para ser Secretário do Regional Leste-1 da CNBB.

Em 2006, Dom José Francisco lança o livro “História de uma nova Igreja” por ocasião do Jubileu de prata da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti.

Dom José Francisco tem especialização em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma e pelo Instituto Teológico do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté/SP.

SUA HISTÓRIA

Dom José Francisco nasceu em Brazópolis/MG, em 2 de abril de 1956. É filho de Higino Strazzer Dias e Maria do Rosário Rezende Dias e tem 5 irmãos.

Fez o ensino fundamental na Escola Estadual Cel. Francisco Braz, em Brazópolis, e terminou o ensino médio no Colégio Pré-Universitário, em Pouso Alegre.

Cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre (1973-1974) e depois teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté-SP (1975-1978).

Foi ordenado presbítero em Brazópolis, no dia 10 de novembro de 1979. Especializou-se em teologia espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum, de Roma (1987-1989).

Trabalhou nas paróquias de Silvianópolis, Carvalhópolis, Turvolância, Paraisópolis, Sapucaí Mirim e Santa Rita de Caldas (MG).

Dom José Francisco foi diretor espiritual e Reitor do Seminário Arquidiocesano; Diretor do Instituto Teológico São José; Vigário-geral e Reitor da Comunidade Teológica da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Pouso Alegre, pelo Papa João Paulo II, no dia 28 de março de 2001. Sagrado bispo em Pouso Alegre, no dia 2 de junho de 2001.

Nomeado Bispo da Diocese de Duque de Caxias/RJ, em 30 de março de 2005, sucedendo a Dom Mauro Morelli.

Tomou posse como bispo diocesano de Duque de Caxias, no dia 12 de junho de 2005.

Em 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro, foi eleito secretário do Regional Leste-1 da CNBB.

Em 30 de Novembro foi nomeado Arcebispo de Niterói.

Em 12 de fevereiro aconteceu a posse no Estádio Caio Martins, em Niterói.


Parabéns, Dom José Francisco.


Brazópolis tem muito orgulho de seu filho Arcebispo.


Que o Espírito Santo o ilumine nesta nova jornada.


Pedimos sua benção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.