6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de janeiro de 2012

Luminosa entre mistérios e encantos - Por Fábio Brito

Varginha Online - Coluna | BRASILzão –
Texto de Fábio Brito
Fotos de Diego Gazola


- A bucólica Luminosa na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais
Leguminosa ou Luminosa?
- Sempre brincando! Vamos direto ao assunto, sem rodeios.
- Vamos. Foi uma viagem rápida, enfrentamos uma estrada esburacada, algumas barreiras e muito pedregulho.
- Deve ser, então, um passeio difícil! E valeu a pena?
 - E como! São poucos quilômetros em estrada de terra, natureza exuberante e, sem dúvida, o fato de não ter essa via asfaltada fez com que nos sentíssemos realmente viajantes. Em um mundo mais próximo à natureza, perto da imensa São Paulo e no “principinho” de Minas Gerais, como diriam meus amigos de Belo Horizonte.
- Ao longo do trajeto existem muitas casas?
- Não! Não há praticamente nenhuma construção no percurso! Fomos seguindo com cautela por causa da estrada sinuosa e cheia de surpresas: pássaros que pareciam anunciar o final da tarde, galhos de árvores frondosas que balançavam ao sabor dos ventos, cercas de arame farpado que delimitavam as propriedades rurais, tudo isso para que avistássemos de maneira inesperada e surpreendente a fantástica Luminosa, um pequeno distrito do município mineiro de Brazópolis, localizada no meio do vale e cercada de montanhas por todos os lados. Um sonho!
- Como é a vida neste pacato cantinho de Minas?
 - A rua principal abriga seis bares, onde as pessoas se encontram e trocam idéias. É quase um acontecimento social. De dentro dos estabelecimentos ouvimos o trotar dos cavalos que chegam com seus condutores, cavaleiros protegendo-se do sol com negros chapéus de feltro e esporas nos calcanhares. Seres fantásticos, que parecem surgir de um outro Brasil, mais autêntico. Tranqüilamente, esses incríveis personagens “estacionam” suas montarias junto à Praça e, enquanto os animais repousam, trocam um dedo de prosa aqui e acolá, contando “causos”, relembrando antigas histórias, apimentando os comentários mais recentes e vaticinando sobre a produção de seus bananais.
 - E de noite?
- Com o surgimento da lua, tivemos a impressão de estar vivenciando um filme em um lugar paradisíaco. No aconchego dos lares, adivinhamos pessoas conscientes do encanto desta pequena vila, que dá a impressão de recusar o crescimento para preservar a sua qualidade de vida. Uma singela igreja, logo no início da rua principal, encanta a todos com o seu pequeno jardim, onde as rosas parecem reverenciar o sacro espaço e os santos ali expostos; santos que nos inspiram a repensar nossa maneira afoita de viver junto às grandes metrópoles. A igreja Matriz guarda em seu interior vitrais desenhados com uma arte onde impera o espírito de humildade e de respeito ao próximo.
- É o Brasil simples, em via de desaparecimento...
 - Infelizmente! É emocionante ouvir a mensagem, através de um alto-falante em praça pública, que convida os habitantes, os passantes e os visitantes a assistirem a missa das onze.
- E os turistas?
- Não sei se posso denominá-los assim. São andarilhos, peregrinos cristãos que percorrem o Caminho da Fé onde, por dias seguidos, seguem a pé, sozinhos ou em grupos, tendo como grandes companheiros o terço e a oração.            
- Vejo que você voltou fascinado. Por quê?
- Pela beleza do lugar, pela gentileza de seus habitantes e por saber que ainda existem locais quase isolados, embora tão próximos, onde temos a profunda sensação de paz, algo raro no Brasil de hoje.
- Como se chega a Luminosa?
- Prefiro não divulgar, para que este raro e belo lugar não seja devorado pela fúria turística e consumista.
A sensação de paz no entardecer na Mantiqueira
O anúncio de que estávamos no caminho certo

Ciclistas também percorrem o Caminho da Fé
O vilarejo assemelha-se às cidadezinhas nos Alpes Suíços

Igreja de S. Benedito

Dona Ditinha: Quatro gerações em uma família de Luminosa

Igreja de N.S. das Cadeias

Vitral na Igreja Matriz retrata o nascimento de Cristo


O grande perigo: que os habitantes descaracterizem as edificações de Luminosa

Diego Gazola,, é repórter-fotográfico.Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens.
Em cinco anos, já percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes. As fotografias de Brasilzão são de sua autoria. 
Fábio Brito. Presidente da Empresa das Artes, editora com mais de 160 obras publicadas nos segmentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua autoria.
FONTE: http://www.varginhaonline.com.br/coluna/exibe_artigo.asp?codigo=713

9 comentários:

Anônimo disse...

Oii, meu nome é Lydiane, e eu moro aqui em Luminosa. Nossa, parabéns, suas palavras são muito lindas. Realmente, apesar do bairro Luminosa ser afastado, ela tem seus encantos. Gostei muito. Foi muito bom, nossa bairro ser lembrado assim com tato carinho. =)

Anônimo disse...

Luminosa é um lugar lindo sim. E ficou mais bonita depois do calçamento que fora realizado pela administração petista, um governo que sempre trabalhou em prol do bem comum, não reconhecer os méritos do Governo anterior é burrice. Só não entendi a afirmação de que "o grande perigo: que os habitantes descaracterizem as edificações de Luminosa". Ora bolas! Cada construção possui um estilo próprio que remete a um período histórico e além do mais ninguém está estacionado no tempo. Todos possuem o direito de construir suas casas de acordo com o que querem e sonham. Uma afirmação como essa chega a ser burguesa demais e altamente ofensiva e preconceituosa.

Anônimo disse...

Pelo que entendi, o reporter nao esta querendo ofender ninguem. Ele apenas esta fazendo um alerta para que as pessoas procurem manter as caracteristicas do local que hoje sao tao valorizadas, principalmente pelos turistas, e que fazem realmente a diferenca. E se vcs fizerem um bom trabalho tem tudo pra fazer de Luminosa um atrativo turistico de primeira! Ninguem esta querendo que os moradores de Luminosa e das pequenas cidades parem no tempo. Isto alias, eh impossivel hoje com a internet. Mas existe o perigo, sim, de Luminosa virar apenas mais uma cidadezinha comum do interior, se os moradores nao cuidarem de preservar o que ainda existe e de aliarem progresso e preservacao. Isto eh valorizar a cultura de um povo! As novas construcoes podem e devem existir mas mantendo o mesmo estilo, pelo menos nas proximidades do centro.
Imagino que devam existir orgaos do governo ligados ao turismo que possam orientar os moradores sobre isto. Luminosa merece este cuidado!

Anônimo disse...

Pelo que estou vendo, ou melhor, lendo aqui nos comentários ainda iniciais da para sentir que não se pode nem elogiar o local, que logo aparecem pessoas, interpretando elogios em ofensas. Assim realmente fica difícil de apresentar a pequena "LUMINOSA" ao mundo turístico. E para mim, se a "LUMINOSA" fosse todinha de ruas de terra seria muito mais romântica e poética. Asfalto e calçamento descaracteriza o clima do "RURAL" sem ofensa. Espero que me intendam e é ESTA a minha opinião. E cada um pode ter a sua própria maneira de pensar e logico! respeitando a dos outros né mesmo?. Afinal vivemos em uma sociedade compartilhada.

Braso disse...

Destaco também o belo e antigo nome de Luminosa, antes denominada pelo nome de Candelária, seu antigos moradores do alto coincidentemente da serra que chora, quando iam para a vila, diziam vamos para a Capela. hoje coincidentemente passou de Candelária para Luminosa depois da iluminação publica instalada.

Anônimo disse...

"E ficou mais bonita depois do calçamento que fora realizado pela administração petista, um governo que sempre trabalhou em prol do bem comum"
A mídia tem mostrado mesmo todos os dias "O prol do bem comum".

Antonio M disse...

Temo pelas edificações que estão saindo em Brazópolis também, estão descaracterizando a cidade, eu não chamo isso de progresso.

Anônimo disse...

Lugar lindo, pena que umas "tristes criaturas" destroem o encanto do lugar, como uma "professorinha " e um coitado, que acha que é "diretor" da escolinha. Mas merecem descontado, afinal conservam a inocência e ingenuidade, bem típico do lugar, só com um detalhe : são feios e não tem nada a ver com a beleza local.
Mas, o sol nasceu pra todos! Que sejam felizes e continuem "viajando" ! Tadinhos!!!

Unknown disse...

Ótima matéria!Alguém sabe me dizer quantos habitantes possui em Luminosa ?

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.