6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

7 de setembro de 2011

Desfile de 7 de setembro em Brazópolis - 2011

Começou por voltas das 9h da manhã desta quarta-feira, o desfile de 7 de setembro em Brazópolis.
Após o hasteamento da Bandeira Nacional, autoridades e público se dirigiram para o palanque para mais um desfile em comemoração aos 189 anos da Proclamação da Independência do Brasil.
O destaque deste ano foi a participação do Grupo Circense "Viracena", do qual pertence o  brazopolense José Renato Noronha.































































































































18 comentários:

Marcela Marcia Azevedo Pires - SJC Filha de Brasopolis disse...

Parabéns por não postar as professoras, todas de preto encentivando a GREVE, Isso em minha opinião é uma baita sacanagem com nossas criancas dita o FUTURO DE NOSSO PAIS. Tenho em minha mente o seguinte: Caso n aceite o salario que me foi proposto, saio domeu emprego e vou em busca de outro claro com mais aprendizagem pois isso que temos que fazer.
Temos varias formandas que não estão na profissao por causa de pessoas como estas q gostão de GREVE e barraco.
Enquanto isso nossas criancas ficam na rua.
Deveria entrar a POLICIA e retirar aquela vergonha no desfile, professores querendo aparecer perante mães e pais.
Pode ate ser que vc não poste esti Fatima, mais sei que vc tbm como professoura deve ter ficado indignada como eu.

Fatima Noronha disse...

Oi, Marcela! Eu não havia colocado todas as fotos ainda, por isso não tinham as fotos das professoras.
Desculpe-me, mas minha opinião sobre a greve dos professores não condiz com a sua.
Fui professora, não sou mais; não pelo salário, mas por falta de vocação.
Acho que os professores são muito pouco valorizados neste país.
Se você pensar bem, sem bons professores, não existirão bons profissionais em qualquer área.
Se esta classe fosse mais unida já estariam ganhando muito bem.
Concordo sim que os alunos ficam sem aulas, vira um transtorno para os pais, mas acho também que os pais deveriam compreender e incentivar a valorização dos professores. Afinal, com um bom salário, eles poderiam pegar menos aulas e estas serem de melhor qualidade. E quem sairia ganhando seriam os alunos, que teriam um ensino digno e bem melhor.
Respeito sua opinião e agradeço por expô-la aqui, pois sem que muita gente pensa como você.
Um abraço!

Diogo disse...

Um desfile realmente memorável, de proporções fantásticas e plausíveis de todas as considerações. Estou muito orgulhoso nesse aspecto, de fazer parte de Brazópolis e poder ver que projetos educativos estão dando certo, que nossos artistas estão sendo ovacionados e prestigiados por seus talentos e vocação. Até mesmo o posicionamento crítico grevista por parte do público docente é motivo de aplausos, pois mostra que nossos educadores estão deixando de lado o velho estigma de obediência e conscientes de seus direitos, lutando bravamente por melhores condições de trabalho e porquê não, valorização da categoria. Foi realmente um desfile de proporções épicas, que evidencia claramente a face de nossa sociedade nos dias atuais.

E que tema fantástico o CIC escolheu: “amor, alegria e amizade/ virtudes transformadoras da sociedade”. Tema que infelizmente não condiz com o que eu e minha família passamos e experimentamos durante o primeiro semestre desse ano letivo. Ao ver fotos assim eu penso no meu sobrinho E. (5 anos), portador de necessidades especiais, que não pôde estar junto de seus ex-coleguinhas desfilando junto a professora. Afinal, como diz a própria direção do CIC, lá não é uma escola inclusiva. E por não ser uma escola inclusiva, tivemos que tirar o E. de lá. Mas o mundo dá voltas e o nosso E. há de crescer e ouvir e contar a história de sua vida com muito orgulho, pois ele não está sozinho e nem nós. Posições excludentes fazem parte de uma ideologia que ficou perdida em meados de 1940-50. E mesmo que ainda exista e insistam em dizer que “aqui não é o seu lugar” de forma camuflada e indireta, nós, juntos aos nossos mostraremos nossa carne em dor e ergueremos nossas cabeças para que haja verdadeiramente um mundo onde se possa viver o amor sem DISCRIMINAÇÃO, se possa sentir a alegria de SERMOS O QUE SOMOS e estarmos juntos das amizades SEM INTERESSES MESQUINHOS e desumanos. E junto do E. e dos muitos como ele iremos sob o raiar de um novo dia contemplar a real transformação da sociedade cujo os valores não serão apenas escritos em cartazes, mas que pulsarão perenemente em nossas veias. E como diz Olavo Bilac em seu poema Ouvir Estrelas, eu humildemente empresto seus versos para fazer uma alusão ao meu sobrinho e dedicá-los com muito apreço aos que nos feriram: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas”.

Anônimo disse...

Fatima voce foi espetacular na sua opinião.
Marcela, voce não sabe o que os professores estão passando...existe um piso básico de ganhos.....o governo de minas não está praticando...entenda a situação dos professores.

Anônimo disse...

Os professores tem um "sálario" baixo para o que fazem, eles não trabalham só na escola, levam trabalhos para ser corrigidos em casa, preparam a aula em casa, eles gastam muito tempo em casa que seria o seu "tempo livre" estudando, pensando, criando atividades para seus alunos! e a remuneração é muito baixa!
Teria alguém formado ensino médio, superior, seja la qual for ele sem professor? professor aceita o salario? acho que não magina se ele fosse sair do emprego por causa do sálario? existiria professor?
Sou professor, filho de professor e amigos professores, conheço bem a realidade!
Um Abraço.

Marcos Sancil disse...

Realmente concordo com vc Marcela, em um desfile civico não poderia ter um protesto atraz das escolas, caso queira protestar que é o direito de cada cidadão, deveria as mesmas sair em horario diferente.
Lamento muito pela prefeitura do Municipio deixar acontecer isso.
Espero que o mesmo não se repita no desfile de 16/09.
Fátima parabéns pelo Jornal e por deixar a livre expresão chegar a toda de nosso povo.

Anônimo disse...

Sr Marcos,
Que horas vc gostaria que os professores fizessem seus manifestos???As 2 horas da madrugada para os fantasmas da cidade verem .Me poupe né.

Bjs Fátima

Anônimo disse...

Cadê o sindicato dos professores. Porque que eles não organizam uma passeata. Tá certo que o piso salarial esta defasado, mas usar 7 de setembro para chamar a atenção. Pelo o que eu sei vcs pagam o sindicato uma vez por ano. E porque só alguns professores fazem greve, a classe não é unida. Espero que a prefeitura não aceite no dia 16 de setembro, é desfile civico e não reinvindicação. Cada coisa no seu lugar. Chama o sindicato de BH e faça um protesto aqui. Abçs.

Anônimo disse...

Amigo Diogo é muito triste nos depararmos com esse tipo de comportamento, principalmente de uma escola. Hoje ninguém se lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo.
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas suas sinfonias resultado de seu talento.
Até quando teremos atitudes de exclusão?
Pois essas atitudes só podem vir de pessoas pobres de espírito.
Mas cabe aos professores, família e a sociedade mudarem o olhar sobre as pessoas com deficiência e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes destas pessoas.
Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de sua escola, de sua empresa e da nossa sociedade.
O problema é que muitas pessoas que se julgam perfeitas ainda estão focadas em apenas excluir, e não percebem que correm o grande risco de ser aquele tipo de pessoa que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola e Beethoven por ser surdo. E na sua perfeição e na sua sabedoria, o mundo teria perdido todos esses talentos.
Acredito que quando Deus traz uma criança especial ao mundo, a perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem diante desta criança.

Anônimo disse...

Foi justamente pelo futuro do país que nos manifestamos no dia 7 de Setembro.Porque nossa nação precisa de cidadãos críticos e participativos,de mais respeito aos educadores.E nós desejamos que não haja nem resquício da DITADURA."LIBERDADE,LIBERDADE,ABRA AS ASAS SOBRE NÓS,QUE A VOZ DA IGUALDADE SEJA SEMPRE A NOSSA VOZ..." Tânia Tatiana,Luzia Lúcia,Marina Maria,Paula Patrícia,Fátima Fabiana, Regilene Regina,Elizete Elisa...Adorei os pseudônimos...De verdade:Elizete Esteves

Anônimo disse...

Marcela Marcia, opinião é opinião, mas greve é um direito do trabalhador, uma forma de mostrar insatisfação e tentar ser mais valorizado. Principalmente essa classe tão essencial na vida de todos nós, que são os professores. Se não são valorizados por seus méritos, que seja chamada a atenção através da greve! Quanto às crianças ficarem nas ruas, os maiores responsáveis são os pais. Se estiverem, realmente, no controle deveriam aproveitar esse tempo na companhia de seus filhos, conversando com eles, passeando com eles, incentivando-os a fazer uma atividade diferente, como nadar, andar de bicicleta, jogar bola, ver um filme, ler um livro... Isso traria a eles aprendizado e cultura tanto quanto as aulas propriamente ditas. E, quem sabe, até os ajudaria a cometer menos erros de português no futuro.

Professores em greve disse...

Marcela, Nós educadores nos sentimos envergonhados de termos uma brasopolense ditadora, que ainda pensa em repressão em tempos de democracia.
“Somente os trabalhadores que lutam por seus direitos tem dignidade para ensinar Cidadania.”
Nossa manifestação foi silenciosa e pacífica, tentamos sensibilizar a população sobre a nossa luta: Que a lei seja cumprida!
Nós estamos em greve, mas ensinando uma verdadeira lição de cidadania, de quem não se deixa oprimir, de quem busca na luta, dignidade e justiça social pelo valor à educação, um dos maiores patrimônios que o Estado tem a OBRIGAÇÃO de cuidar.
Cara Marcela, ao invés de nos criticar nos ajude cobrando dos deputados e Governador o cumprimento do Piso Salarial. Professores em greve.

Cida Dania disse...

Mais que horror!
Ainda existe CORONÉ? ? ?
Radical, pensa que pode
Calar a voz dos injustiçados.
Engano seu, a DITADURA acabou!
Liberdade, Liberdade e Justiça,
Ao POVO que sabe dos seus DIREITOS e por ele luta unido, buscando o BEM COMUM.

Que pena!
Ainda tem gente retrógada manifestando contra um DIREITO que se encontra na nossa CARTA MAIOR, a CONSTITUIÇAO.
Atualize seu conhecimento, acompanhe a história do nosso PAÍS. Na Internet
há várias informações, cursos que podem nos ajudar a EVOLUIR nos conhecimentos gerais e deixar-nos ATUALIZADOS. Não se reprima, seja uma CIDADÃ atualizada.

Anônimo disse...

Encentivando, esti, professoura...Essa Marcela é uma fanfarrona!!!Antes de criticar nós professores, aprenda a escrever!!!Por causa de gente como você que temos que ser cada vez mais valorizados!!
Francisco Afonso Pires de Rezende Oliveira
Professor

Trajano L(Ouro Fino) disse...

Quanto ao posicionamento de escola não inclusiva depende da inclusão, os professores não tem capacitação para tal.
Agora, que as escolas não sabem trabalhar nem com alunos super dotados muito menos com alunos não dotados.Isso é fato.
Não existe um bom programa educacional e a jornada de trabalho dos professores é muito grande devido ao baixo salário que recebe, NÃO sobrando tempo para estudar.

Ângela G. disse...

Não sou contra manifestos, mas este do 7 de setembro em Brazópolis deixou a desejar.Os manifestantes deveriam se posicionar no final do desfile já que queriam chamar a atenção e não no meio.Ficou feio.

Ângela G. disse...

Super dotados, não dotados?.. Não podemos generalizar mas, os alunos de hoje,são sem educação, não tem limites, acham que podem fazer o que querem e o que bem entendem por se considerar um "menor".O que ele menos faz é estudar vai para escola badernar.Um SOCIÓLOGO por favor, para explicar por que esta desordem.

MARISA DO CARMO disse...

PQ VCS MÃES NÃO APROVEITAM ESSE TEMPO Q OS PROFESSORES ESTÃO EM GREVE E AJUDEM SEUS FILHOS A TIRAR DÚVIDAS DAS MATÉRIAS . ESTUDEM C/ ELES E APROVEITEM TB P/ ENSINAREM A RESPEITA-LOS E NÃO SOMENTE IR A ESCOLA PRA PASSEAR.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.