6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

6 de abril de 2016

Reestruturação e adequação da Usina de Triagem e Compostagem - UTC

Em março de 2016, iniciaram-se as obras de reestruturação e adequação da Usina de Triagem e Compostagem (UTC) do município de Brazópolis.

As obras estão sendo realizadas com investimento social da Fundação Banco do Brasil, provenientes da premiação recebida pela ASCABRAM em parceria com a Prefeitura Municipal de Brazópolis, os quais foram os vencedores do Prêmio Cidade Pró-Catador em dezembro de 2014.

Esta sendo construído nas dependências da UTC uma unidade de apoio com escritório, refeitório, banheiro e vestiários para atender aos colaboradores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Brazópolis – ASCABRAM, que trabalham no processo de triagem de materiais recicláveis no local, proporcionando melhores condições de trabalho a estas pessoas.

Um Pátio de Compostagem medindo 600m² também esta sendo construído, assim em breve todo lixo orgânico produzido no município, será separado e levando para o pátio para iniciar um processo de compostagem da matéria orgânica, transformando este “lixo” em adubo, o qual após este processo poderá ser usado em hortas, jardins e praças como adubo orgânico. Desta forma o lixo orgânico deixará de ser enviado para o Aterro Sanitário, assim menos lixo será aterrado, melhor para o meio ambiente e para a vida útil do aterro sanitário.  

Em breve o município poderá contar com uma Usina de Triagem e Compostagem, sendo assim apenas os resíduos considerados rejeitos serão depositados de forma ambientalmente correta no Aterro Sanitário CIMASAS em Itajubá.

Assim estamos buscando melhorar a Gestão de Resíduos Sólidos no município de Brazópolis, o qual já é referência na região, pois é um dos poucos municípios que possuem a Coleta Seletiva implantada, uma Usina de Triagem e Compostagem, realizando o deposito dos resíduos considerados rejeitos de forma ambientalmente correta em um Aterro Sanitário e ainda finalizou as atividades do Lixão no município, respeitando assim o meio ambiente, estando Brazópolis cumprindo com o que determina a Lei Federal n°12.305 que institui a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.  

Faça você também a sua parte, separe o lixo reciclável e o lixo orgânico. O meio ambiente agradece!



Divisão de Meio Ambiente
Prefeitura Municipal de Brazópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.