6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de junho de 2011

Piranguinho - Cidade é homenageada na VI Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo

Piranguinho - Cidade é homenageada na VI Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo

O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas – CTCSM, na pessoa de seu presidente, José Maurício Carneiro da Silva, conferiu ao Prefeito de Piranguinho, Adoniram Martins Reno, homenagem pela realização da VI Festa do Maior e Melhor Pé de Moleque do Mundo.

Após a medição do maior Pé de Moleque, no sábado, 11, que registrou 16 metros de comprimento e bateu seu próprio recorde (15 metros), Zeca Maurício entregou ao prefeito de Piranguinho o troféu com os dizeres: ´O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas homenageia a Prefeitura Municipal de Piranguinho, Produtores de Pé de Moleque e a Comunidade, em reconhecimento à produção coletiva do Pé de Moleque - Patrimônio Imaterial de Minas Gerais - celebrado na Festa do Maior e Melhor Pé de Moleque do Mundo´.

´A administração pública de Piranguinho e os produtores do Pé de Moleque estão de parabéns pela confecção do maior Pé de Moleque do mundo, mostrando que a parceria e o cooperativismo são diferenciais que auxiliam na construção do desenvolvimento sustentável do turismo´, expressou Zeca Maurício.

O Pé de Moleque é Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, reconhecido pelo seu processo artesanal de produção única e característica daquele município, é Produto Âncora de Identidade Gastronômica do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas e está homologado no livro dos recordes brasileiro - RankBrasil.

Atrações artístico-culturais, como danças típicas e shows musicais, integraram a programação da Festa, uma realização da Prefeitura Municipal e produtores do Pé de Moleque.

4² edição Mercado Caminhos do Sul de Minas
A realização da 4² edição do ´Mercado Caminhos do Sul de Minas´ abrilhantou, ainda mais, a Festa do Maior e Melhor Pé de Moleque do Mundo. Realizado nos dias 11 e 12 de junho, em Piranguinho, o Mercado contou com a participação dos associados: Adega Cantuária, Artesanato Mineiro, Associação Piranguçuense de Artesanato – APA, Associação Piranguinhense de Artesanato – APIARTE, Associação Sara Kauage Pereira, Café com Prosa, Caponata - Romeu Kleinsorge, Cooperativa Mariense de Artesanato – Com Arte, Gaia Terranova e Ray Arte de Minas.

O ´Mercado Caminhos do Sul de Minas´ foi concebido pelo Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas como um espaço de exposição, valorização, promoção e apoio à comercialização de roteiros e produtos associados ao turismo, como artesanato, agronegócio de pequeno porte, alimentos e bebidas, etc., compreendidos de representatividade cultural e identidade regional diferenciada, resultantes dos saberes e fazeres de empresários e empreendedores do Sul de Minas. A atividade é uma das ações estratégicas do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Regional 2011-2014 do CTCSM, encaminhado à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR.

Segundo o Presidente do CTCSM, José Maurício Carneiro da Silva, a 4² Edição do ´Mercado´ oportunizou uma nova experiência para a entidade e expositores. ´Todas as experiências são bem-vindas, no sentido de conhecer melhor o público, as características e diferenciais dos eventos realizados pelos municípios associados e em que participamos com o Mercado. Estamos no primeiro ano de realização dessa ação, aprimorando-a a cada edição. Os expositores realizaram boas vendas e já se preparam para a 5² Edição, que acontecerá no município de Cristina, no feriado de Corpus Christi´.

A 4² Edição do Mercado Caminhos do Sul de Minas contou com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Piranguinho para sua realização, especialmente da Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude, na pessoa do Secretário Cleber Marinho da Cruz.

Fonte: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.