6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de junho de 2011

Ruas de Brazópolis se enfeitam para a festa de Corpus Christi

Uma das festas mais tradicionais do país é a festa de Corpus Christi. Esse é o único dia do ano em que a hóstia é reverenciada fora da igreja.
Por todo o Brasil, fiéis e religiosos enfeitam as cidades com tapetes coloridos e fazem procissões.
Corpus Christi em latim significa Corpo de Cristo e esta comemoração surgiu para fortalecer a fé da igreja através do corpo e sangue de Jesus Cristo.
Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, a comunidade católica de Brazópolis celebrou esse momento em grande estilo com uma belíssima missa celebrada pelo nosso pároco, Pe. César Moraes, na Matriz de São Caetano. Em seguida uma procissão com Jesus Sacramentado percorreu as principais ruas da cidade com centenas de fiéis acompanhando até o Santuário de N. S. Aparecida, sendo recepcionada por pessoas com as janelas de suas residências todas enfeitadas como pede a tradição, e as ruas decoradas, demonstrando a fé e a crença do nosso povo.
No final, tivemos a benção do Jesus Sacramentado sobre o aplauso de todos os presentes.
As comemorações de Corpus Christi tiveram início no ano de 1246, na cidade Belga de Liege, quando a Igreja católica era dirigida pelo o Papa Urbano IV.
A celebração de Corpus Christi foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que faziam desfiles luxuosos, mas a tradição de enfeitar as ruas surgiu na cidade de Ouro Preto.

Em Brazópolis o povo se organiza para enfeitar as ruas. Neste dia faz-se um espírito de solidariedade, onde a cooperação e a boa vizinhança é um dos pontos altos desta tão bonita festa.

A decoração das ruas é feita com muito capricho e criatividade, apesar das dificuldades por conta do calçamento da cidade ser de paralelepípedos muito irregulares.










































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.