6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

4 de abril de 2011

Sebastião Pereira Machado e Benedita Dias Machado

Sebastião Pereira Machado nasceu em 21/06/1892 em Brazópolis, filho de Manoel Machado Júnior e Benvinda Pereira de Castro.

Homem honesto, trabalhador, caridoso, amante da verdade e da justiça.

Muito bem humorado, tinha sempre uma piada ou um “causo” para alegrar as pessoas de seu convívio, o que não desmerecia sua autoridade de delegado de polícia e juiz de paz. Decidia a política de Piranguinho, então distrito de Brazópolis, que tinha como Prefeito o Dr. Ataliba de Moraes e como governador do estado o Sr. Benedito Valadares, ambos o apoiavam em tudo, isso no tempo do Estado Novo de Getúlio Vargas.

Empreendedor, muito colaborou com o crescimento de Piranguinho, inclusive doando terras onde ainda hoje se localizam o cemitério, a cadeia publica e a escola que hoje leva o seu nome.

Casou-se em 08 de setembro de 1914 com Benedita Dias, união que se originou de um amor a primeira vista:

Querendo constituir família, Sebastião foi com um amigo a Brazópolis conhecer determinada moça para fins matrimoniais, que por acaso, era amiga de D. Benedita que se encontrava presente na casa da amiga.

O tempo passou... mas o exemplo fica, a história permanece...

D. Benedita perguntou à amiga: - “quem era aquele rapaz?" obtendo a seguinte resposta:

- Ele quer casar comigo, mas não quero! D. Benedita logo emendou: - Se fosse você eu aceitaria....

Passando as duas moças pela sala para irem à igreja, Sebastião as viu e gostou mais da morena que era a D. Benedita, perguntou ao amigo: - Quem é essa morena? Ficou sabendo que se tratava da filha do fazendeiro Joãozinho Dias lá da serra dos Dias... Não teve dúvida, a próxima visita já foi programada para a serra dos Dias.

Outras mais aconteceram, até que em 21 de junho, Sebastião comprou um anel de ouro e lá se foi para o pedido oficial, surpresa, Benedita lhe perguntou: - Como ficou sabendo que hoje é o meu aniversário? Sebastião confessou: - Não sabia, mas é que hoje, é também o meu aniversário.

Assim na casa de Sebastião e Benedita essa data era comemorada com a família e convidados com almoços e jantares de mesa farta com leitoa, cabritos e muitos quitutes que deixaram saudades....

Após o casamento, Sebastião e Benedita foram morar na fazenda do Mato Dentro de cima que era de propriedade do seu pai, que morava em Piranguinho mas já naquela época possuíam um telefone utilizado para os negócios da fazenda.

Com a ajuda de seu pai, Manoel Machado Júnior, Sebastião comprou uma grande fazenda de café nos Neves, para onde se mudaram e Sebastião administrava de perto a colheita do café, transportado pelas tropas de burros... Foi suado... Mas logo Sebastião conseguiu pagar a fazenda com o próprio café.

A Fazenda teve novo impulso quando os filhos foram se casando e se mudando para lá. Primeiro a Hilza a primeira filha, depois Waldomiro que construiu sua casa e mais tarde Osvaldo..

Mais tarde, Oswaldo também através do café, comprou sua própria fazenda nos arredores de Piranguinho e então foi a vez do Mané criar suas raízes nos neves.

D. Benedita era muito calma, calada, boa esposa, dedicada e submissa e como mãe soube dividir seu carinho e amor pelos seus 10 filhos.

Sebastião morreu em fevereiro de 1966 e Benedita em 15 de março de 1981.


Fonte: http://www.machadada.kit.net/patriarcas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.