6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de abril de 2012

Dedicatória do livro “Ave, Cachaça! Nascimento, Vida, Reza & Glória”

Dedicatória do livro “Ave, Cachaça! Nascimento, Vida, Reza & Glória”, de Francisco Villela, ilustrado pelo seu filho Fernando Villela e editado em Brasília, em 2008.

“Aos trabalhadores, agricultores e alambiqueiros da Fazenda Mato Dentro, São Caetano da Vargem Grande, hoje Brazópolis, sul de Minas, pelo plantio, colheita, transporte, limpeza, fermentação, destilação, engarrafamento e oferta da aguardente de cana Brotinho Extra, 20 graos. A cachaça que mais encantou a minha vida.

Segunda bate bunda,
Terça faz a sesta,
Quarta passa farta,
Quinta passa a finta,
Sexta arreia a besta,
Sábado arrebita o rabo,
Domingo bebe pinga.

Reza ensinada por Ana Pereira de Mendonça, Dona Quinha (1894-1967), esposa do criador da Brotinho, ouvida muitas vezes na sua infância e registrada por sua neta Celeste Martins de Mendonça Gomes, nos anos 1950.”

Francisco Villela é escritor, editor e designer de livros-texto desde de 1960. Autor de mais de uma dezena de livros, com destaque para as obras de resgate histórico e iconográfico de memórias sociais. Sua obra mais recente inclui este “Ave Cachaça!”, a seleta de textos “O Nobre Pacto & Outros Escritos”, sobre política nacional, internacional e alguma literatura, e os dois volumes de “A Mão e a Luz”, documento histórico oral da origem e construção do sistema brasileiro de distribuição de energia elétrica.

Colaboração: Gilberto Cintra Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.