6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de abril de 2012

VOCÊ SABIA QUE... A cidade de Tomazina, no Paraná, foi fundada por um brazopolense e que lá existia uma cidade chamada Brazópolis?

VOCÊ SABIA QUE...
A cidade de Tomazina, no Paraná, foi fundada por um brazopolense e que lá existia uma cidade chamada Brazópolis?

Em 1865 as terras onde hoje se localiza o município de Tomazina, no Paraná, foram adquiridas pelo Major Tomaz Pereira da Silva.
Em 1867, o Major Tomaz, acompanhado de parentes, amigos, agregados e escravos, partiu de São Caetano da Vargem Grande, sua terra natal, rumo ao norte do Paraná, no meio do sertão agreste, distribuindo sua comitiva dentro de uma grande área e fundando ali, um Povoado.
Face ao progresso alcançado pelo povoado, o Major Tomaz doou à comunidade, uma área de terras para formação de um Patrimônio.
Em 1882, foi criada a Freguesia, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Tomazina, pertencendo ao Município de São José da Boa Vista e, em 1888, foi elevada à categoria de Vila, e passando a denominar-se apenas Tomazina em homenagem ao Major Tomaz, pioneiro e desbravador da zona sertaneja. O Município, de mesmo nome foi desmembrado de São José da Boa Vista e levado à condição de cidade em 1913.
Mais tarde. em divisões territoriais foram desmembrados de Tomazina os municípios de Jacarezinho, Siqueira Campos, Ibaiti. Pinhalão, Japirá, Jaboti e Wenceslau Braz que antigamente tinha o nome de BRAZÓPOLIS.

7 comentários:

Jorge / Curitiba. disse...

Legal gostei do seu comentario sobre o Major ThomaZ, fundador de Tomazina, sou bisneto do Major Thomaz, é gratificante ver publicado importante comentário sobre Tomazina.

Nathalia disse...

se meu padrinho é bisneto eu sou tatataraneta.. rsrs! mas eu adoro a história dele e de tomazina!

Eliane Noronha disse...

Minha mãe nasceu nesta cidade,como será que nossos avós foram parar nesse lugar?

Unknown disse...

Jorge, de Curitiba, a minha avó Maria Ferreira da Silva nasceu em 1.900, foi filha ou neta do Major Thomaz.

Unknown disse...

Moro em Tomazina e gostei de saber um pouco mais sobre a cidade.

Anônimo disse...

Gostaria muito de conhecer a minha família paterna que a mais de 30 anos meu pai deixou nessa cidade ele se chama Delfino Ferreira da Silva

Anônimo disse...

Minha familia : Ster, Iolanda, Joao, Joaquim, Lazaro,Maria filhos de Maria Luca e Jose Theutonio. Sendo avós Prudenciano Jose de Faria e Emerenciana de Jesus e Theutonio Filisbino e Emiliana de jesus (se alguém de Tomazina conheceu ou tem alguma informação de minha família por favor passar por e-mail brasil38@bol.com.br. Obrigado

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.