6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

18 de junho de 2015

Monsenhor Oriolo será anunciado bispo em julho



16/06/2015

O monsenhor Edson José Oriolo dos Santos, atualmente responsável pela Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Pouso Alegre, será o primeiro bispo nascido em Itajubá da história. A ordenação episcopal do monsenhor Oriolo em julho, sábado, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, e acontece três meses após ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Nascido em 1964, na cidade de Itajubá, o monsenhor Oriolo é formado em Filosofia pelo Seminário Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre e em Teologia pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté (SP). Ele recebeu a ordenação sacerdotal em maio de 1990 e será ordenado bispo no dia 11 de julho de 2015, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, pelas mãos do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, do arcebispo metropolitano de Diamantina, Dom João Bosco Óliver de Faria e do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado.
O livro que rege as normas da Igreja é o Código de Direito Canônico e nele está previsto um processo de sondagem para indicação de novos bispos. O código diz que as pessoas, depois de um determinado tempo, uma boa reputação e formação estão aptas ao cargo. Um dossiê é feito e a Santa Sé em Brasília apresenta o documento para Roma. Os cardeais irão estudar os três candidatos selecionados e uma síntese é levada ao Papa que fará a nomeação.
Após a ordenação episcopal, dom Edson Oriolo assume seu posto de bispo titular de Segia e auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte. Em setembro será feita uma visita ao Vaticano, onde será ministrado um curso com todos os bispos ordenados nos últimos oito meses e um encontro com o Papa Francisco, para que ele possa conhecer todos os bispos pessoalmente.


Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem ascendência de Brazópolis. Parabens aos Oriolos.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.