6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

3 de dezembro de 2013

BRAZÓPOLIS CONQUISTA – Pe. Evaldo César



 Brazópolis conquista o visitante pela tranquilidade. Em suas ladeiras, típicas dos municípios mineiros, encontramos muitas coisas que fazem desse lugar um local muito especial. Uma das curiosidade daqui é o surgimento do nome da cidade. Para homenagear o Cel. Francisco Braz Pereira Gomes, o então distrito de São Caetano da Vargem grande passou a se chamar Brazópolis. A história diz que o coronel ganhou Braz no sobrenome porque sua mãe, devota de São Braz, pediu a proteção do menino que se engasgou seriamente quando era pequeno. O pedido foi aceito, e o sobrenome Braz foi incluído ao nome da família. Nesta história toda, uma dúvida que gera discussão até hoje: Afinal, Brazópolis é com Z ou S?
Deoclécio Campos é um dos moradores mais antigos da cidade. Ele entrou para o ramo da comunicação e acabou fazendo história. Sua voz foi a primeira a ser ouvida na transmissão de rádio da cidade. Além disso, ele e mais 4 amigos foram os responsáveis por trazer os primeiros sinais de televisão para o estado de Minas Gerais.
Apesar dos pioneirismos, aqui o tempo passa devagar. A atividade é basicamente agropecuária, com destaque para a produção de banana. O único barulho é o canto dos pássaros. A simpatia dessa gente simples, conquista e nos faz perguntar o que pode haver de melhor neste local tão abençoado.
Belas paisagens da serra da Mantiqueira são presente para quem chega. E, quem adota essa cidade, tem uma recepção calorosa e inesquecível.
Paz entre as montanhas, cultura e muita fé. Brazópolis é tudo isso e muito mais.
Quero destacar duas grandes realizações que a cidade de Brazópolis tem: primeiro, a cultura carnavalesca. O carnaval já passou, mas, durante todo o ano, a cidade se prepara com uma característica interessante. Aqui, existe uma oficina de bonecos de carnaval. Este ano, mais de 15 mil pessoas acompanharam pelas ruas da cidade a alegria dessa festa. Mas também aqui é um lugar de tecnologia e ciência. Em Brazópolis está um dos únicos observatórios do Brasil que servem de suporte para estudantes, pesquisadores, e para toda a sociedade que gosta de olhar para o céu e que ama a astronomia. No pico dos Dias fica um dos observatórios astronômicos mais importantes do país.
O interesse pelo céu de Brazópolis vem de longe. De 1932 a 1955 um cônego Francês realizou estudos e pesquisas meteorológicas no município. Ele chegou a conclusão de que em 150 dias do ano existem perfeitas condições para a observação do céu no Pico dos Dias. No observatório o visitante pode conferir o maior telescópio brasileiro. É dele que saem imagens surpreendentes e encantadoras.
Em Brazópolis é possível ver a fé andar bem próxima dos moradores. Duas belíssimas igrejas expressam essa devoção: a Matriz de São Caetano e o Santuário de N.S. Aparecida. O Santuário foi recentemente tombado e oferece ao visitante uma viajem ao século passado, com sua arquitetura e detalhes, como o expressivo altar que surpreende.
Um dos tesouros daqui da cidade de Brazópolis é a Matriz dedicada a São Caetano. De acordo com a história da cidade, a imagem de São Caetano foi doada por um rico fazendeiro chamado Caetano que era dono de muitas das terras dessa região.
Em nossas andanças pelas igrejas da cidade, encontramos a marca das missões redentoristas com muita gente engajada nas atividades da paróquia. Outro evento de trabalho árduo e de resultados desenvolvidos na paróquia é a pastoral do carente. O exemplo ativo da paróquia de são Caetano prova que é possível promover mudanças e que não existem obstáculos para quem tem fé e confia na caminhada.
Fomos recebidos em Brazópolis com uma chuva que não queria parar, mas a chuva de bênçãos derramada por Nossa Senhora foi mais forte e manteve o povo animado, unido na devoção à Padroeira. A carreata praticamente parou a cidade. Carros , motos e cavaleiros, recebiam em uma bela demonstração de amor a imagem que veio das águas. Todo mundo aparecia nas janelas para ver a carreata. Nas calçadas, pessoas vindas de todas as partes para ver e tocar a mãe morena.”
PADRE EVALDO CÉSAR – TV Aparecida
Abril de 2010

4 comentários:

Anônimo disse...

Ué, coisa boa da cidade ninguém comenta?

Anônimo disse...

Ué, coisa boa da cidade ninguém comenta?!

Unknown disse...

eu tive a honra de receber nossa senhora aparecida na minha casa dia 14 de fevereiro de 2009 com padre Evaldo e a equipe da tv aparecida meu filho johny convidou e ele veio fazer o pograma bem vindo romeiro foi o maior documentario sobre nossa cidade tenho muito orgulho de ter padre Evaldo cessar amigo de nossa familia

Anônimo disse...

Foi um belo dia... Sem dúvida uma honra receber Nossa Senhora Aparecida com o Padre Evaldo. Um dia que ficará para sempre na memória de todos aqui.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.