O presidente da UNESCO, o búlgaro Irina Bokova, anunciou que a marchinha de carnaval de autoria de João Roberto Kelly e Roberto Faissal será patrimônio histórico da humanidade. Criada nos anos 70, o hit é, desde então, figurinha carimbada nos bailes de carnaval pelo mundo afora.
Em pronunciamento na sede da UNESCO em Paris, Bokova disse “O valor cultural de Olha a Cabeleira do Zezé é imensurável. Essa é uma homenagem feita à cultura brasileira como um todo.”
Aos 70 anos e 50 deles dedicados à carreira, Kelly acumula 40 composições. O cantor se disse emocionado com a imortalização de seu maior sucesso.
Ao saber da notícia, Roberto Carlos que está em turnê pelo Caribe, incluiu a marchinha em seu repertório.
Com a indicação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional já está providenciando para que os livros de história do Brasil distribuídos na rede pública, contem com a novidade a partir de 2011.
O compositor e pianista carioca João Roberto Kelly, durante anos, produziu e apresentou programas de tv. Em 1964 fez um de seus maiores sucessos: Cabeleira do Zezé, em parceria com Roberto Faissal, gravada por Jorge Goulart. Mais uma brincadeira irreverente bem brasileira.
Rancho da Praça Onze (parceria com Chico Anysio) era o prefixo do programa Praça Onze, na TV Rio, em 1964 – um dos muitos de que Kelly participou, seja compondo a trilha, como apresentador ou produtor. Cantadas por alguns dos principais intérpretes da MPB, suas composições podem ser encontradas ainda no repertório das marchinhas carnavalescas (Cabeleira do Zezé, com Jorge Goulart; Mulata Iê Iê Iê, com Emilinha Borba; Maria Sapatão, Pacotão e Bota a Camisinha, com Chacrinha), do sambalanço (Boato e Gamação, com Elza Soares e Mormaço, com Helena de Lima, Jamelão e Angela Maria) e até da fossa (Poeira do Caminho, com Angela Maria ou Mais do que Amor, com Jamelão).
Um comentário:
adoro estas marchinhas e do tempo e tudo de bom e uma pena que não volto mais atrás .........
Postar um comentário
Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.