6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de outubro de 2010

CAMINHO DA FÉ – UMA JORNADA DE FÉ E AMOR A NATUREZA

Somente com muita fé e espírito aventureiro, uma pessoa em sua sã consciência, sai de sua casa e enfrenta uma jornada de 429 quilômetros, a pé , passando por locais desconhecidos, longe da família e com um grande esforço físico.

Pois foi com este espírito que na madrugada do dia 09 de agosto de 2010, exatamente às 03:00 horas da manhã, eu pequei meu carro na garagem e, com algumas “tralhas” na mochila e com um minucioso estudo (planejamento) de como seria os meus próximos dias, tomei rumo a cidade de Tambaú/SP, com o objetivo de conhecer o Caminho da Fé, rota turística entre os municípios de Tambaú e Aparecida/SP.

Cheguei na cidade de Tambaú às 08:00 da manhã, passei o carro para o motorista que foi comigo, o qual retornou para Santa Rita do Sapucaí e eu fiz a Credencial do Peregrino e iniciei a jornada de volta, a qual transcorreu da seguinte forma.

1º Dia ( 09/08/2010 ) – Entre Tambaú e Casa Branca – 33 KM

- Saí da Igreja Matriz da cidade de Tambaú, passei pelo Cemitério, visitei o túmulo do Padre Donizete e tomei uma estrada de terra, com muita poeira, por entre canaviais, pomares e segui até a cidade de Casa Branca, onde chegue às 14:30 horas. Me hospedei na Pousada Nossa Senhora do Desterro, um antigo convento, que funciona como local de retiro e pousada.

2º Dia ( 10/08/2010 ) – Entre Casa Branca e Vargem Grande do Sul – 44 KM

- Saí da Pousada às 07:00 horas, atravessei a cidade e após cruzar e caminhar pos algumas rodovias, novamente tomei uma estrada de terra, poeirenta, entre um enorme canavial, passei por entre diversas plantações, pastagens, currais e fui chegar na cidade de Vargem Grande do Sul por volta das 12:30 horas, carimbei minha credencial, almocei e segui viagem, pois meu destino era uma Pousada no meio da Serra, já a caminho de São Roque da Fartura. Cheguei na Pousada da Dona Cidinha às 16:30 horas, me hospedei, degustei diversas “golozeimas” caseiras e, naquele ambiente familiar, adormeci.

3º Dia (11/08/2010) – Entre o Município de Vargem Grande do Sul/SP e Andradas/MG – 64 KM

- Saí da Pousada da Dona Cidinha às 06:30 horas, após um delicioso café da manhã, sob uma ventania de serra, segui com destino a cidade de Aguas da Prata… Pelo meio da serra , passei pelo Distrito de São Roque da Fartura às 09:00 horas, tomei uma outra estrada de terra, passei por cafezais, fazendas de gado, plantações e cheguei em Águas da Prata às 13:00 horas. Carimbei minha credencial, almocei, e devido ser muito cedo, resolvi seguir até Andradas/MG. Caminhei até o escurecer… Cheguei em Andradas às 19:00 horas. Me hospedei no Hotel Pastre.

4º Dia ( 12/08/2010) – Entre Andradas e Inconfidentes/MG – 54 KM

- Saí de Andradas às 07:00 horas e, ao sair da cidade, iniciei uma subida de serra e ao cruza-la, cheguei no bairro Serra do Lima; segui novamente por serra e avistei um belo vale, lá se localizava o bairro da Barra, divisa dos municípios de Andradas e Ouro Fino, ali almocei e continuei viagem, passei pelo Distrito de Crisólia, cheguei na cidade de Ouro Fino às 17:00 horas e resolvi chegar até Inconfidentes, 10 quilômetros a frente, tomei a estrada dos Santos Negros e, ao anoitecer, por volta das 19:00 horas, cheguei na cidade de Inconfidentes, carimbei minha credencial e segui mais dois quilômetros até o hotel onde me hospedaria…

5º Dia ( 13/08/2010) – Entre Inconfidentes e Estiva – 58 KM

- Saí de Inconfidentes às 06:00 da manhã e segui rumo a Borda da Mata, lá chegando por volta das 09:30 horas. Continuei viagem rumo a cidade de Tocos do Mogi, por entre serra e muita poeira, plantações intermináveis de morango, cheguei em Tocos às 12:30 horas; almocei e segui viagem até a cidade de Estiva, novamente entre serras, vales, plantações de morango, fui chegar em Estiva às 18:00 horas. Até, carimbei minha credencial e segui para a rodoviária, pois tinha que retornar a Santa Rita do Sapucaí, de ônibus, pois eu tinha alguns compromissos no final de semana.

6º Dia ( 17/08/2010 ) – Entre Estiva e Paraisópolis/MG

- Após ter resolvidos os compromissos em Santa Rita do Sapucaí, tomei um ônibus e retornei a cidade de Estiva para continuar a jornada. Lá cheguei às 08:00 horas e já segui viagem. Cruzei a BR 381 e tomei uma estrada de terra com destino a cidade de Consolação… Após subir algumas serra, cheguei em Consolação às 11: 30 horas. Almocei e segui com destino a Paraisópolis, lá chegando por volta das 18:00 horas, e se tratava de uma tarde muito fria.

7º Dia ( 18/08/2010 ) – Entre Paraisópolis e Distrito de Luminosa (Brasópolis)

- Saí de Paraisópolis às 07:00 horas, tinha com objetivo chegar até o município de São Bento do Sapucaí, na Pousada Campista. Tomei a estrada rumo a luminosa, subia e descia serras, quando meu celular tocou… Era minha esposa, a qual necessitava de minha presença em casa para dar assistência a um de meus filhos, o Isael, o qual apresentava problemas de saúde. Cheguei em Luminosa às 11:00 horas, almocei na Pousada da Dona Ditinha, e às 13:45 horas, encerrei a jornada e tomei um ônibus com destino a Brazópolis e de lá tomei outro ônibus com destino a Santa Rita do Sapucaí, quando planejei continuar a jornada no mês de outubro/2010.

8º Dia ( 09/10/2010 ) – Entre Santa Rita do Sapucaí a Campista ( São Bento do Sapucaí ) – 74 Km

- Após quase dois meses, consegui um tempo para concluir o Caminho da Fé. Saí de Santa Rita do Sapucaí às 04:30 horas e segui, a pé, até a cidade de Brasópolis/MG, lá chegando às 11:00 horas; Almocei e tomei um ônibus e fui até o Distrito de Luminosa, local exato onde parei como a caminhada no dia 18 de agosto. Cheguei em Luminosa às 13:30 horas, foi até a Pousada da Dona Ditinha, carimbei novamente a minha credencial e reiniciei a jornada, agora no Caminho da Fé, subi a Serra da Mantiqueira tendo com destino a Pousada Barão Montês, no bairro Campista, município de São Bento do Sapucaí. Pelo caminho, bastante íngreme, um belo visual… às 17:30 horas, sob uma névoa fria e uma leve garoa, cheguei na Pousada Barão Montês. Me hospedei, jantei uma truta com alcaparras e foi dormir.

OBS: o trecho de Santa Rita do Sapucaí a Luminosa ( 57 km ) não faz parte do Caminho da Fé.

9º Dia ( 10/10/2010 ) – Entre Campista a Pindaminhangaba/SP – 63 Km

- Saí da Pousada às 05:30 horas, segui com destino a cidade de Campos do Jordão/SP, primeiro pelo asfalto e depois por uma estrada vicinal que da acesso a alguns bairros de Campos do Jordão; novamente um belo visual… Cheguei em Campos do Jordão às 09:30 horas, carimbei minha credencial e segui em direção a Pindamonhangaba… Passei por uma estação de três, turística, próximo a Santo Antônio do Pinhal; tomei uma trilha e foi saí no bairro Piracuama; saí novamente no asfalto e caminhei algumas horas, passei por diversos outros peregrinos que seguiam a pé para Aparecida, e às 18:00 horas cheguei em Pinda; me hospedei no Hotel Comendador, pois a Pousada Anjos do Bosque, onde carimbei minha credencial, já estava lotada de peregrinos.

10º Dia ( 11/10/2010 ) – Entre Pindamonhangaba a Aparecida/SP – 30 Km

- Saí de Pinda às 06:00 horas da manhã e segui rumo ao destino final, o Santuário de Aparecida. Peguei o asfalto, uma reta só, e após cinco horas, vi a placa dizendo “ Bem vindo a Aparecida”; nesta hora me emocionei e, tudo o que eu já tinha passado na caminhada me veio a mente e eu não me cansava de agradecer a Deus pela força para concluir a jornada e também a Mãe Aparecida pela compania… Ás 11:25 horas tive a primeira vista do Santuário, novamente a emoção se apossou de mim; caminhei mais cinco minutos e já me encontrava no pátio do santuário. Adentrei neste e foi direto para a Secretaria para apresentar minha credencia de peregrino e pegar o Certificado de conclusão do Caminho da Fé. Às 12:00 horas participei da Missa no Santuário… Às 14:30 horas tomei um ônibus com destino a Itajubá e depois para Santa Rita do Sapucaí, chegando em casa às 20:00 horas.

Concluindo:

- A caminhada foi emocionante. O percurso muito bem sinalizado, não tem como errar. È quase que todo feito por estradas vicinais, por entre serras e matas, pouco asfalto. As pousadas são bem acolhedoras… Durante o percurso feito no mês de agosto, passei por apenas dois peregrinos á pé, um deles da cidade de São Carlos e outro da cidade de Poços de Caldas, também passaram por mim um grupo de ciclistas da cidade de águas da Prata/SP. Já na parte feita em Outubro, devido a proximidade do dia 12 de outubro, passei por diversos peregrinos e romeiros.

- Quanto aos custos, acredito que gastei uma média de R$ 50,00 por dia, o que deu um gasto aproximado de R$ 550,00…

- Quanto a fazer o caminho novamente, tenho certeza que repetirei, pois já estou com saudades…

- Pousada destaque: posso destacar a Pousada da Dona Cidinha, no município de Vargem Grande do Sul. Pessoas simples que dão um show em qualquer profissional da área.

Felicidade a todos.

Israel Joaquim Ribeiro – Peregrino

http://escoteiropapaleguas.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.