6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

11 de abril de 2016

CERIMÔNIA DE ACORDO ENTRE BRASIL E RÚSSIA

Telescópio de monitoramento do lixo espacial começa a operar até novembro deste ano, no Pico dos Dias, em Minas Gerais.

Com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos) assinaram na quinta feira (7.04), em Itajubá (MG), um acordo para instalação de um telescópio de monitoramento de lixo espacial.

O presidente da AEB, José Raimundo Coelho, ressaltou que “o benefício para o país é essencialmente a utilização dos dados, manutenção e controle da estação”. Os valores dos equipamentos e os custos operacionais para os primeiros três anos estão estimados em cerca de US$ 4 milhões. Todo esse recurso será destinado ao fornecimento, montagem e funcionamento dos equipamentos, custeio das obras, bem como o treinamentos dos técnicos brasileiros que irão operar a estação.

“É um acordo mútuo que vai servir tanto para a área espacial quanto para a área de astronomia” explica o diretor do LNA, Bruno Castilho. O acordo foi assinado por Bruno Castilho, Plínio Leite, diretor executivo da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (Fupai) e Yuri Roy, representante da Roscosmos.

O LNA terá o primeiro telescópio no país com participação no projeto Sistema Eletro-Óptico Panorâmico para Detecção de Detritos Espaciais (PanEOS ) que será o segundo do projeto em operação, o primeiro fica nas montanhas de Altai, na Rússia. Foi acordado que toda a comunidade astronômica brasileira terá acesso a todas as imagens produzidas pelo telescópio no Brasil.

Foto acima: (da esquerda para a direita) Plínio Leite, diretor executivo da Fupai;  Igor Tarasenko, da delegação russa; Bruno Castilho, Diretor do LNA; Albert Bruch, pesquisador do LNA que trabalhou no acordo; Elena Zhurinova, do departamento jurídico da Roscosmos; Yuri Roy, Diretor da empresa russa responsável pela instalação do telescópio; José Raimundo, presidente da AEB; Gennady Saenko, representante da Roscosmos e João Mauro Bernardo, prefeito de Brazópolis (MG)/Divulgação LNA

Foto: José Raimundo, presidente da AEB/Divulgação LNA

Thamy Ribeiro

Agência Espacial Brasileira

4 comentários:

raimundo disse...

me pergunto porque postar comentarios como Anonimo?????? COISA FEIA POE SEU NOME SAI DA MOITA OU FICA QUIETO. QUANTO AO ASFALTAMENTO PODE TER CERTEZA VAI ACONTECER.

Anônimo disse...

Tá vendo, Brazópolis tem potencial! Basta um prefeito competente para explorar.

Anônimo disse...

Em terra de petrolão e impeachment um projeto q só nos 3 primeiros anos desembolsará US$ 4 milhões para uma tecnologia q não é de ponta merece o acompanhamento minucioso do TCU e da PGR no mínimo!

Anônimo disse...

Tá russo!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.