6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

12 de outubro de 2014

Aliança de Minas visita Brazópolis para levantamento Cultural


Entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro o Secretario de Cultura e Turismo Weber Rodrigo Gomes esteve acompanhando a Arquiteta e Urbanista Michelle Mendes representante da empresa Aliança de Minas Consultoria que será a responsável pelos laudos e levantamentos necessários sobre os bens tombados, registrados e inventariados de nosso município.
Ainda no dia 1 de outubro o COMPAC realizou uma reunião extraordinária para conhecer a Arquiteta e Urbanista Michelle Mendes representante da empresa Aliança de Minas Consultoria e conhecer um pouco do trabalho realizado, que além de responder as dúvidas dos membros do conselho, ainda apresentou propostas para a realização da Educação Patrimonial. Na oportunidade levantou ainda o trabalho de informação ao cidadão sobre a importância dos bens culturais, que devem ser preservados como marco histórico de nossa cidade e do resgate continuo desse passado que formou o que Brazópolis é hoje em dia.

Saiba mais:
O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição.
O registro do patrimônio imaterial é comumente confundido com o tombamento. No entanto, diferencia-se deste, pois por considerar manifestações puramente simbólicas, não se presta a imobilizar ou impedir modificações nessa forma de patrimônio. Seu propósito é inventariar e registrar as características dos bens intangíveis, de modo a manter viva e acessível as tradições e suas referências culturais. No Brasil, o registro em nível federal foi instituído pelo Decreto n° 3.551/2000.
O inventário é um dos instrumentos de proteção do patrimônio cultural previstos no art. 216, § 1º, da Constituição Federal (CF 1988) ao lado de outros como o tombamento e registro, assim como no art. 163 da Lei Orgânica do Município, sendo mais prático, de efeitos mais brandos e de desenvolvimento mais eficiente e eficaz. Enquanto o tombamento normalmente salvaguarda bens considerados notáveis, o inventário tem alcance mais amplo, já que pode ser utilizado para proteger bens culturais mais singelos, que podem guardar elementos indenitários de uma época, comunidade ou lugar. Dessa forma, o poder público ao inventariar um bem reconhece seu valor cultural e sua importância para a coletividade e que ao mesmo deve ser dada atenção especial visando sua preservação.

2 comentários:

Anônimo disse...

se repararem bem brazopolis inteiro ja ta tombado nossa cidade ta esqecida do mundo cidade parada,nao tem emprego,nao tem lazer ,nao tem medicos ,nao tem combate aas drogas eitaaa cidadezinha desingada ,estamos em 2014 e o pessoal da prefeitura ainda ta qerendo encontrar algum patrimonio qe se possa tombar afff do geito qe se encontra nossa cidade pode tombar tudo,ja ta tudo ultrapassado ,principalmente esses nossos politicos com cabeças de gente peqena ainda ainda se encontram no passado ,o povo qer bola pra frente qem anda para traz e carangueijo,brazopolis rumo ao futuro e o passado veremos nas fotos antigas,qem precisa de trabaho nao pode se prender no passado ,o passado ja foi ,pra frente brasopolis,mudança jaaaaaa

Anônimo disse...

ficam com essas historinhas qe brasopolis tem patrimonio tombado tem nada ,tombado e a conciencia dessa administraçao qero ver patrimonio tombado qando um pai de familia fica sem emprego,ai sim qero ver cidade nao tem nada ,cade o emprego ,ai chega na hora da eleiçao vem com aqela convercinha qe vai trazer emprego,e td mentira ta ai a qase 12 anos e trabaho qe e bom nada ,eitaaa administraçao ruimmmmmm

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.