6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

16 de dezembro de 2015

Origem da família Mendes



Ele é um sobrenome é de origem portuguesa. É classificado como patronímico, ou seja, é derivado de um nome próprio de um antepassado. Geralmente este é derivado do nome do pai, do fundador da família, que neste caso se chamava Mendo.
Os filhos dos Homens chamados Menendo, Mendel e Mem eram conhecidos como os filhos de Mendo. E com as alterações gráficas transformou-se em Mendes. A terminação “es” presente nesse e alguns outros sobrenomes de origem patronímica tem significado de “filho de”.
Curiosidades
Uma das curiosidades mais interessantes sobre este sobrenome são os registros de que o sobrenome Mendes pode ser de origem judaica. Ele seria proveniente das comunidades judaicas da Espanha e Portugal que foram enviadas para a Península Ibérica quando os romanos conquistaram a nação judaica.
Existe também a possibilidade de uma origem Egípcia, onde Mendo era nome de uma divindade mitológica, cuja forma arcaica seria Mêendiz ou Menindiz.
Outra informação curiosa sobre os Mendes é o fato de alguns historiados considerarem que o sobrenome Mendes já poderia ter sido adotado por famílias hispânicas antes mesmo da independência de Portugal.
Variantes do sobrenome Mendes
Este sobrenome pode ser encontrado de duas maneiras: Mendes ou Mendez. A segunda é mais popular em países de língua espanhola, embora os dois possuírem a mesma origem. No Brasil o mais comum é se encontrar Mendes.

Um comentário:

Anônimo disse...

lindo

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.