6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

24 de abril de 2014

Exército brasileiro comemora 366 anos



No dia 19 de abril se comemora o Dia do Exército Brasileiro. Essa data assinala a criação da entidade, que aconteceu no dia 19 de abril de 1648. Na verdade, essa data foi o dia da primeira batalha dos Guararapes, que aconteceu no estado de Pernambuco. Ali, um grupo de brasileiros se juntou pela primeira vez para defender o Brasil contra a dominação holandesa. Como esse dia foi marcante para o povo brasileiro, foi instituída como o Dia do Exército.

“Além de comemorar a vitória dos Guararapes, o 19 de abril tem como objetivo enaltecer o espírito patriótico brasileiro e divulgar a importância do exército para o País”, comenta Maria Alice S. V. Ferreira, proprietária da Price, empresa que fabrica botas e coturnos militares. E acrescenta: “é importante saber que o Exército Brasileiro também atua em campanhas sociais, leva alimentos e presta serviços médicos às localidades do país que são mais isoladas”.

O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, que têm como objetivo assegurar a defesa da segurança nacional. Para isso, junto com a Marinha e a Aeronáutica, os efetivos do exército participam de treinamentos específicos para operar em casos de guerra e de conflitos mais extremos. São, também, responsáveis pela segurança junto às fronteiras.

Dentro do exército há uma hierarquia: a infantaria, a cavalaria e a artilharia. É composto ainda por tropas de elite, especializadas em missões não convencionais, como a Brigada de Operações Especiais, a Brigada de Infantaria Paraquedista, além das especializadas em defender o bioma nacional. No setor educacional, o exército desenvolve projetos de pesquisa, na área científico-tecnológica, através do IME (Instituto Militar de Engenharia), uma das melhores faculdades do país. Por ser mais popularmente conhecido, o exército brasileiro é formado com mais de duzentos mil soldados, tendo um cadastro de reserva que chega a quase quatro milhões.

“É preciso ter um olhar mais apurado sobre o Exército Brasileiro, pois eles também atuam em tragédias e, nos últimos tempos, na segurança de grandes centros urbanos, como em favelas no Rio de Janeiro. Este ano, com a Copa do Mundo no Brasil, o exército, assim como a marinha e a aeronáutica, irá participar da segurança em todas as cidades que acontecem os jogos. Com certeza, uma responsabilidade de muita importância que os brasileiros precisam valorizar”, finaliza Ferreira.

Eliana Sonja - Sakey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.