6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de março de 2014

O QUE É SER SER UM BOM POLÍTICO? - Fátima Noronha



Antes de mais nada, um bom político deve ser aquele que preza a honestidade e a ética. Mas estes atributos devem ser de todo ser humano.

Ser um bom político é preciso muito mais que isso.

Temos a mania de achar que o bom político  é aquele que senta num bar para beber com seu eleitorado ou ainda aquele cara simpático, que cumprimenta todo mundo, dá tapinhas nas costas , sem distinção. Que sempre promete fazer o que pedimos...

  Precisamos acabar com essa cultura.

Todo bom político deve ter um amor  verdadeiro   por aquilo que faz. Esta é a principal característica de um político e é isto que faz a diferença. Ele deve ter   conhecimento    daquilo que o povo precisa e este conhecimento deve ser sempre   a favor do povo.

Um bom político não é aquele que propõe inúmeros projetos, mas aquele que sabe focar no que é necessário para a maioria.

Política para ele não pode ser visto como profissão, tem que ser político por opção e vontade de melhorar as coisas.

Nós  precisamos entender o que é ser cidadão, precisamos entender nosso papel na sociedade. Temos o direito e o dever  de interagir com nossos representantes, buscando informações e cobrar soluções para os problemas sociais. Pois o  papel do político é ser nosso representante , é ser um batalhador que luta pelas  causas comunitárias sem pensar em recompensa, sem visar uma reeleição.  

 A principal característica que faz de um cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público acima dos seus próprios interesses.

 James C. Hunter já disse que “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Na política é fundamental estar aberto às mudanças, quebrando paradigmas. O papel do líder é servir constantemente ao povo.

 O político não precisa saber de tudo; ser  bonzinho, nem ser santo, no entanto tem características que são obrigatórias: ser honesto, humanizado, ter liderança, força de vontade, não dar preferência para  o amigo de partido, ter  amor pelo que faz e saber escolher  uma assessoria competente.

Qualquer pessoa pode vir a ser um bom político, independente do quanto estudou ou de quanto tem experiência, é importante ter vivenciado grandes momentos, mas não é só isso...

Compromisso é fundamental;

Ter vontade de mudar;

Ser honesto e humanizado;

Trabalhar junto e para o povo;

Não perseguir os que não concordam com seu governo, mas sim tentar ver seu lado  e  aprender com ele.

É ter uma vida firmada em valores éticos e morais e possuir competência   para tomar decisões em favor do próximo, da coletividade, do seu povo…



Ao votar, vamos buscar pessoas com características de “bom político”.

Não vamos votar por amizade, simpatia, parentesco, promessas...

Nosso voto tem o poder de melhorar ou piorar nossas vidas.



Se queremos ter bons  políticos, temos que aprender a ser bons eleitores!

18 comentários:

Anônimo disse...

Minha cara amiga Fátima Noronha, com esse perfil colocado por você de um bom Político, nós em Brazópolis estamos a pé e mau pagos. Se sairmos com uma luneta do tamanho da que temos no Laboratório Astrofísico Brasileiro LBA,com certeza absoluta acharemos uns dois ou três, no máximo uma meia dúzia de cidadãos em nosso meio, que realmente são um bom político. A bem da verdade, eu conheço somente duas pessoas em Brazópolis que têm esse perfil e que com certeza seriam ótimos prefeitos se fossem eleitos pelo nosso eleitorado, mas infelizmente a nossa gente não gosta de pessoas com essas qualidades. Haja visto o que temos elegido nos últimos anos? A explicação da nossa decadência em todos os aspectos está justamente nas escolhas que fizemos. Quem sabe com este novo Padre que temos hoje ,daqui a dois anos saibamos escolher um cidadão que tenha esse perfil traçado por você para nos governar? Vamos orar,rezar,bem dizer, clamar a DEUS por misericórdia de nós, quem sabe seremos atendidos em nossas preces!

Anônimo disse...

e vergonhoso de se falar mais brazopolis nunca vai ter politico asim ,os nossos politicos so pensam neles e nos seus puxa sacos ,por isso qe brazopolis ta atrassada no tempo estamos ficando para traz de muitas cidades vizinhas ,nossa politica e vergonhosa , sinceramente se formos parar e pensar bem brazopolis ta perdido pq aqi nao temos politicos de capacidade para mehorar nossa cidade ,os qe aqi se encontram ja se acomodaram o geito e trazer politicos de fora de outras cidades qe tenham uma visaõ melhor os nossos politicos ou saõ cegos ou nao qerem ver a realidade isso e melancolicoooooo,brazopolis so por deus

Anônimo disse...

Parabéns Fatima seu texto está muito bem elaborado,só que fico triste em ver que ele entra totalmente em contradição com minha cidade.Porque será que Brazópolis não acerta já faz tantos anos? Será que basta uma cesta básica para deixar o povo cego?Está raro hoje em dia encontrar alguém que está satisfeito com a atual administração,mas quando chega em época de eleição se deixa vender por tão pouco.Sempre que converso com alguém,procuro falar de política e sempre ouço lamúrias.O nosso prefeito não está fazendo absolutamente nada a não ser viagens caras e correr atrás de deputados por aí.O que será que ele vai nos prometer em sua próxima disputa?Seu texto está simplesmente a cara do que o povo de Brazópolis merece.Basta de tanto descaso!

Anônimo disse...

Fátima, quando será que teremos um prefeito e vereadores nesse nível?Quando será que o povo irá perceber o tamanho do buraco negro onde lá no fundinho está Brazopolis,anos e anos jogado fora.Ah, se tivéssemos cabeças pensantes,muitas e muitas e jovens com ideais de verdade.....tudo poderia ser bem diferente.

Anônimo disse...

A bem da verdade, nós temos sim políticos com esse perfil, só que o povinho sem vergonha de Brazópolis,não gosta de gente com essa têmpera, o que se percebe nas eleições é que, quando falamos dessas pessoas para serem eleitas, o povo odeia essa gente e não vota nelas. Mas , sabe por que? acontece que com essas pessoas o povinho vendilhão não leva vantagens, aí esses candidatos não prestam para ele (povo). Então minha gente vamos continuar nesta bosta ainda por muitos anos. Trocando o nosso voto por sexta básica e indo na igreja postar de católico fervoroso, comendo hóstia em todas as missas. PQP.isso me deixa revoltado, mas fazer o que com essa gentalha,ela gosta de ser enganada. Então que peçam esmolas o resto da vida e vivam na merda até aprenderam a se comportarem com gente!!!

Anônimo disse...

Realmente a nossa cidade está muito longe de tudo isso, alias não é nossa cidade e o povo, os eleitores, que se vendem por tão pouco. Está na hora de pensar no amanhã, o que será de nossa cidade daqui uns 10 anos?Principalmente pra vc jovem, o que vc espera?

Anônimo disse...

nunca teremos prefeito com esse perfil, existe um ou dois,mas esses não conseguirião nem a serem candidatos, seraõ impedidos. Infelizmente não podemos presentar um bom cidadão para candidatar, temos que escolher os que nos são apresentados. ( e agora, como sair dessa?)
Acho que teremos de... ir para a rua. (acordar o gigante).

Ana Paula S. disse...

Até a década de 70 os vereadores trabalhavam sem ganhar nada, nem uma ajuda de custo eles tinham. E olha que trabalhavam e muito em favor do povo. Foi só darem salários a eles que apareceram os candidatos que não queriam o bem do povo e sim estavam de olho no salário. Vereador não deveria ganhar nada, como antigamente, Dai eu queria ver quem está bom boas intenções ou não.

Anônimo disse...

vou tranferir meu titulo de eleitor para itajuba pq e la qe eu ganho o meu paõ de cada dia e e de la qe sustento a minha familia e naõ e justo naõ votar no lugar aonde me deram oportunidades e se eu fosse todos qe trabaham em outras cidades faziam o mesmo pq do geito qe a coisa ta indo o geito e ir embora com toda a familia abandonar a nossa terra natal por incapacidade dos nossos governantes ,itajuba esta se tornando o berço dos brazopolenses mais de 80 por cento da nossa cidade depende de itajuba ,so qeria fazer um apelo aos proximos candidatos ,se tiverem intençao de se candidatar a prefeito de brazopolis ja comecem a correr atras de empressas ,firmas,peqenas fabricas,ou partes de fabricas pq na proxima eleiçao o povo so vai cobrar serviços pq as outras coisas o governo manda ,foi o qe aconteceu nessa administraçao so pensam em tapar burracos e correr atras de deputados ,mda brasopolis pq se naõ brasopolis vai acabar virando bairro de itajuba

Anônimo disse...

brazopolis e hora de mudar ,ou tenta o novo para melhorar ou vai ficar mais 108 anos lamentando e chorando o leite derramado,pq ja tivemos a prova qe 1 vez demos chance,2 vezes foi burrice do povo ,agora 3 terceira ja foi loucura do povo mas graçs a deus o nosso povo ta acordando ta vendo a realidade e vendo a mentira vir a tona ,mudaaaaaa brazopolis jaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

O anonimo que vai transferir o titulo para Itajuba é um favor que vc faz rsrsrrs

Anônimo disse...

nosso prefeito. é o melhor prefeito que brasopolis ja teve. chora de ++++

Anônimo disse...

politico hj em dia ele pensa so em dar bem nas custas dos outros muitas promessas mas depois q entra no poder se foda vc ee sua familia fica arrogante nojento mas chegas as eleiçoes ele vai ate sua porta bater com carinha de anjo inocente esses politicos se dependerem do meu voto passam fome pq nunca mais voto neles,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Paulo Machado disse...

"Politica, Religião e Futebol não discuto" foi assim com este jargão, que muitos de nos eleitores fomos educados e instruídos a pensar; porém com o passar dos anos abdicamos dos direitos e obrigações civis de elegermos bons representantes na carreira da politica. Para conseguirmos que nossos votos realmente tenha valor, precisamos abrir mãos deste bairrismo politico e começar a escolher candidatos não pelos seus partidos mas sim por seus valores como cidadão. 'A carreira de politico com certeza não foi fomentada por quem desejava trabalhar em prol da comunidade'.

Anônimo disse...

Prezada Fátima você falou tudo, mas encontrar gente assim só na outra encarnação, infelizmente.

Anônimo disse...

Também já transferí meu título para Itajubá, graças a Deus.

Anônimo disse...

existe politico honesto neste país me diz um so

Anônimo disse...

Minha amiga fatima noronha suas colocações são muito boas mais nossos politicos não pensar dessa forma que pena!!!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.