6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

3 de agosto de 2011

O povo quer saber: Ossos, pedaços de caixões e entulhos de cemitério podem ser jogados nas ruas?

 Segundo os moradores, da rua José Pinheiro de Freistas, localizada nos fundos do Cemitário Bom Pastor, são despejados naquela rua restos de covas e túmulos. Fotos tiradas por  moradora mostram o lixo despejado   no local.
 “Restos de ossos ( que são disputados pelos cães ), Flores, Roupas, alças e  pedaços de caixão, tijolos e azulejos de túmulos, tudo despejado bem em frente à minha casa", conta a moradora Elisa Helena.
Inconformada com a situação, os moradores cobraram uma solução da vigilancia sanitária, mas nada foi resolvido. Ao procurar o prefeito Josias Gomes, este mandou que funcionários da prefeitura estivessem no local, juntamente com o responsável pela vigilância pública, quando foi contatado a veracidade da reclamação.

"Quando o sol bate, um fedor insuportavel toma conta de tudo. Além das moscas que juntam no local e depois entram dentro das casas.
Isto sem contar o aspecto psicológico. Já pensou você sair de casa e dar de cara com restos mortais? Sentir cheiro de carne humana podre?", desbafa Elisa.
"Os ossos e tecidos ele queima dentro do cemitério. O que sobra joga na rua", continua.
Moradores da rua esperam ansiosos por uma solução deste problema.

Segundo a CETESB - Secretaria , a contaminação do solo por cemitérios existe mas é pouco abordada na mídia. Talvez por isso se arrasta ao longo de tanto tempo, prejudicando diretamente os que não dispõem de informação e, indiretamente, toda a população que sofre com a proliferação de doenças infecto-contagiosas.O risco aumenta com falta de políticas ambientais e cuidados sanitários em cemitérios públicos.

Além disso, fica a pergunta: Estes ossos são de quem? Pode-se queimá-los assim?








34 comentários:

Anônimo disse...

Deve poder, pois sem poder fede tudo.

hariel garcia disse...

deve poder porque brasopolis ultimamente vemos tanta coisa absurda que uma a mais uma a menos naõ vai mudar muita coisa ne,vejam o portal de bom sucesso que utilidade tem para o povo, e mesmo asim foi feito,aqui mesmo na escola n.s.apareccida a professora mariana morães foi afastada de seu cargo por brigar pelo seus direitos,a atual administraçao persegue quem e contra eles,mas seus dias ja estaõ contados 2.012 o povo brasopolense vai dar a essa administraçao o maior presente que eles ja ganharam na vida uma banana bem grandeeeeeeeeeeeeee e dizer a eles obrigado por vcs sairemmm e se possivel naõ voltem mais porque de coisa ruim o mundo ja ta cheio

mario carvalho disse...

Acho que os restos mortais de cidadãos brazopolenses merecem ser tratados com o devido respeito. Simples! Apura-se e se houve algum tipo de crime que se cumpra a lei! Mario Brasília-DF

Anônimo disse...

Veja como o sr. Hariel mistura as coisas, A fatima publica a materia sobre problemas sobre o cemiterio e vc fala sobre banana de bom sucesso, Portal, professora, Fatima como vc consegue publicar um negocio desse. Este comentario não tem nada a ver com a materia. Sr. Hariel veja Brazóolis a 8 anos atras antes de comentar alguma coisa.

Anônimo disse...

FAtima, boa noite. Como vc consegue postar um comentario de uma materia, que não tem nada a haver com o assunto. Pelo o que eu vi vc e e sr, Hariel tem tudo a ver, pois tudo que ele comenta , vc coloca no seu blog. Abçs.

Fátima Noronha disse...

Engano seu, sr. anônimo, não posto todod os comentários dele, não. Em cada 10 comentários posto uns 4.

hariel garcia disse...

e verdade fatima esses anominos estaõ com dor de cotovelo,a materia e assim Ossos, pedaços de caixões e entulhos de cemitério podem ser jogados nas ruas? ai eu disse assim as vezes pode uai? aqui em brasopolis estaõ acontecendo cada coisa absurda uma a mais uma a menos o povo naõ vai ligar,agora se eles estaõ se doendo e porque eles fazem parte da elite da panelinha,e meu assunto ttem tudo a ver fala da verdade e a verdade doiiiiiiiiiiii

hariel garcia disse...

por favor fatima posta sim meus comentarios ai se alguem se sentir ofendido pode me procurar que vamos conversar

Anônimo disse...

Polêmica!!! Adoooooooro!!!

Anônimo disse...

A Fatima consegue postar este comentário por que a liberdade de expressão é um direito garantido pela constituição brasileira. Censurar, ameaçar, chantagear, vingar, oprimir, amedrontar e intimidar são coisas de governos ditatorias que foram banidos pela constituição de 1988.

Shirley M disse...

que horror,há que ponto chegamos! povo de Brazópolis,façam uma ocorrencia policial,chamem o poder público,mandem pra televisão e acionem a paroquia que DEU esse cemitério para uma pessoa despreparada.É por essas e por outras que eu quero muito ir embora daqui.

Braso disse...

Realmente esse hariel deveria ser eliminado do blog, outros blogs que existem pelo Brasil afora eliminam esse tipo de cidadão pouco inteligente e metido a sabichão.

Anônimo disse...

restos mortais, pedaços de caixões. estou abismada! como é possivel permitir uma coisa dessas? não existe um serviço de vigilância na cidade de vocês? algum órgão não teria que fiscalizar e ter conhecimento do nal que faz a decomposição de restos humanos a ceu aberto? vocês tem noção da quantidade de doença que isso provoca? voces ja pararam para pensar que alguém que morre de um cancer , por exemlpo, e fez quimioterapia quando seus restos mortais estão se desfazendo o produto quimioterápico é solto(se esvai do corpo) e contamina o solo (se enterrado no chão) e contamina o ar (se deixado a céu aberto)/ voces ja pararam para pensar o quanto voces que moram na cidade (seja perto desse cemitério ou não) estão axpirando produtos que provocam doenças, principalmente o cancer?

Victor Said disse...

Isso é um absurdo sem cabimento! Todo ser humano deve ser preservado em sua dignidade física humana seja vivo ou morto. Jamais em hipótese alguma nenhum ser humano que esteja descansando em solo santo deve ser retirado ou transpassado de sua cova sem que seja antes autorizado por seus familiares. Depositar restos mortais em vias públicas, sujeitos a degradação do ambiente e da vida dos moradores e transeuntes é no mínimo algo imoral e contra a lei. Restos mortais não podem ficar sujeitos a ação detritívora dos cães e sabe-se lá o que mais. Penso eu, que os católicos brasopolenses, munidos nos preceitos da catequese no inciso 990 da Igreja Católica Apostólica Romana estejam horrorizados com tal coisa, afinal o próprio §990 afirma que "o termo 'carne' designa o homem em sua condição de fraqueza e de mortalidade. A 'ressurreição da carne' significa que após a morte não haverá somente a vida da alma imortal, mas que mesmo os nossos 'corpos mortais' (Rm 8,11) readquirirão vida". E mais, no inciso seguinte (§991) diz que: "Crer na ressurreição dos mortos foi, desde os inícios, um elemento essencial da fé cristã. 'Fiducia christianorum resurrectio mortuorum; ilíam credentes, sumus - A confiança dos cristãos é a ressurreição dos mortos; crendo nela, somos cristãos'. Como podem alguns dentre vós dizer que não há ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação é vazia é também a vossa fé. Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos, primícias dos que adormeceram (1Cor 15,12-14-.20" (Catequese da Igreja Católica). Se há despojos humanos sendo tratados dessa maneira, apresentados nessa matéria, algo deve ser feito o mais rápido possível. O poder público não pode ficar alheio a essas denúncias e junto com as entidades religiosas devem agir o quanto antes na apuração dos fatos e zelar pelos fiéis defuntos. Descansar em solo santo é um direito, acreditar na ressurreição é fé, violar a dignidade humana é crime. Estejamos atentos a isso.

Cássia N. disse...

Vou fazer álguns questionamentos e quem puder me responda por favor .Por onde anda o respeito por nossos mortos ? E onde estão indo parar as cinzas destes ossos queimados em um dia de muito vento ,onde estão se alojando ? Talvez voce nem perceba mas algumas cinzas podem estar no seu, no meu quintal ou talvez ao seu lado na cama . levemente entra por sua janela e vc nem percebe .Levando -se em conta a saúde o que foi visto nas fotos não pode ser um meio de contaminação ? Não existe nenhuma lei municipal que zele pela estética das ruas ?Seuma lixeira não pode ser colocado numa calçada ,um lixão pode ser colocado diante de residencias , e que após uma chuva, pela localização da rua vai direto contaminar as aguas do Vargem Grande ? Por favor me respondam ,Brazópolis não é mais Lamento chegar a tal conclusão pois amo minha cidade de coração e estas coisas, como as cinzas espalhadas , espalham tristezas e desilusões .Me desculpem pelo desabafo ,e por favor acordem os que estão dormindo em berço explendido e que são responsáveis para que eata situação reverta . Será que chegará ao ponto de ter que chamar algum canal de tv para mostrar o lado triste de nossa cidade . Nossos mortos bem que merecem

Fátima Noronha disse...

Hariel, seja mais "leve" e menos partidário em seus comentários que continuarei postando. Sei que vc tb tem direito de se expressar, como todos, mas fica a impressão que vc quer apenas xingar, nem le as matérias e já critica, sem ao menos saber direito o assunto.

cassia n disse...

Fátima ficou incompleto meu pensamento (Brazópolis não é mais <nossa terra querida ,cidadezinha de luz ? Quanto mais escura for tal rua melhor, pois as trevas vão esconder tudo que nela foi colocado, retrato de descaso pelos nossos mortos

Oficina Maria Guia disse...

Resta saber se esse nomes são verdadeiros.Porque ser anônimo não significa só não se identificar, mas também inventar um nome.Esse blog é muito legal,mas continuo achando que deveriam assumir o que escrevem assinando com nome verdadeiro.Afinal,vivemos ou não uma democracia?Ou ainda morremos de medo dos coronéis?Século XXI gente,Brasil... Liberdade de expressão e atitude.Sejam transparentes.Elizete

Anônimo disse...

Rubão, cuidado que os queimados irão puxar seu pé a noite...

Braso disse...

Anônimo disse...
A Fatima consegue postar este comentário por que a liberdade de expressão é um direito garantido pela constituição brasileira. Censurar, ameaçar, chantagear, vingar, oprimir, amedrontar e intimidar são coisas de governos ditatorias que foram banidos pela constituição de 1988.
5 de agosto de 2011 21:15

Meu caro, nenhum proprietário de blog é obrigado a postar, pois ele tem o
direito de moderar, a Fatima faz as postagens de alguns comentários porque ela é democrática e procura preservar o direito de todos a se expressarem, mas no caso desse hariel que confunde tatu com passarinho não da.

Anônimo disse...

será que é o prenuncio da volta dos mortos vivos?

Anônimo disse...

Fatima, bom dia. Concordo com vc , este Hariel, nem lê as materias e começa a criticar, falar mal dos outros. Falar mal é falcil o dificil é procurar solução para os problemas. Procura o responsavel pelo cemiterio, alguem deve administrar ele, junta todo o tipo de prova, fotos, videos, requerimentos a vigilancia sanitaria, etc. Se não resolver, procura a promotoria publica. Duvido se não funciona. Abçs.

s.r.s disse...

queria saber como faço p chamar o tv de minas .pra mostrar isso td acontece aqui em brasopolis pro povo..
estou indguinada ..
alem de ser um esconderijo pro traficantes agora isso tbm desrespeito com o nossos mortos ..
parabens fatima ,, deus abençoe vc

Fátima Noronha disse...

Para que todos saibam, a moradora do local, já procurou a vigilância sanitária, a prefeitura, tudo foi registrado, fotografado e disseram que providências estão sendo tomadas.
Vamos aguardar...

Braso disse...

Só uma observação, pelas fotos não identifiquei nenhum osso ou ossada humana, concordo que flores de plastico e pedaços de concreto e outras despejos não deveriam estar sendo jogados em Ruas da Cidade, temos que exigir das autoridades mais fiscalização, se for na parte interna do cemitério ´pior ainda, vamos ver o que vai fazer as autoridades sanitárias do município.

Elisa H. Noronha disse...

Os ossos não são totalmente identificados pelas fotos porque foram jogados na rua e "triturados" por um trator...

Maria G. disse...

Já pedi à minha familia que não quero ser enterrada em Brazópolis e se algum parente meu ou amigo querido falecer antes de mim, também faço força pra não enterrar aqui.Estou apavorada com a Brazópolis que estou vendo.

Anônimo disse...

Nasci e cresci em Brazópolis e nunca vi e ouvi nada parecido são tantas mentiras e tantas calunias, o cemitério Bom Pastor sempre teve organizado e totalmente limpo sempre vou lá rezar pelas almas de meus entes queridos para mim tudo isso é mentira OBS.:(Tomara que vocês duas irmãs -BRUXAAS- que terão um fim triste) Só lamento por ter um blog que fale tanta mentira de minha cidade (ADEUS)

Anônimo disse...

Voltamos a caça as BRUXAS, agora so falta fazermos uma fogueira na praça e queimarmos todas. Jogar pragas e desejar o mal aos outros, isso sim me parece atitude malevola. Um comentario deste tipo em pleno seculo XXI soa assustador. Coisas de outro mundo.

Anônimo disse...

Totalmente limpo e organizado? Entao as fotos tiradas e publicadas pelas bruxas devem ser um feitiço dos bons. A unica vez que vejo nosso cemitério limpo e organizado é no dia de finados. Durante o ano é um descaso total.

Anônimo disse...

E ai bruxas como estão as suas almas , querem destruir as almas ou o Diretor do cemitério Bom Pastor ,sabemos nós religiosos e o povo da comunidade desta merecem mais respeito , pelo que conheço quem julgar será julgado e quem apontar um dedo para o esta apontando três para si mesmo.E vamos trazer a inquisição da igreja de volta e queimar as BRUXAS..

Anônimo disse...

Acho que devíamos tentar ajudar em vez de julgar pois somos que somos e ninguém vai mudar isso eu só tenho a dizer que o cemitério sempre este muito limpo e organizado,fotos temos sim mais como vamos saber se não foram os donos das fotos que sujaram o ambiente lá então até mais e eu sei que o cemitério não é nada disto ...

Fátima Noronha disse...

Será que nós, as duas bruxas, seremos queimadas na praça da matriz? ou será lá no cemitério mesmo? Os corpos queimados lá, foram julgados e condenados à fogueira como na inquisição?
Ainda bem que já estavam mortos!!!
Ai que meda!!!!!!!!

Lysa disse...

Não preocupam em manter a cidade em ordem para os vivos,imagina para os que estão mortos!!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.