6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

9 de agosto de 2016

Êta lingua complicada! Fátima Noronha



Vivo apanhando da língua portuguesa.  
Apanho dos  dois lados: falando e escrevendo.
 Daí fiquei pensando:  por que não simplificar as coisas?
Uma das minhas maiores dificuldades são com os  fonemas  "S" e “Z” , pois eles podem ser representados na escrita por "S", "C", "Ç", "X",   "SS”,  "SC", "SÇ" e "XC".
Se escrevo sapo, sopa, suco, por que não posso simplesmente escrever  também asucar, casetada, asude,  pasifico? Quando falo é tudo com o som do “S”.
E o “Ç”? Deveria reinar unicamente e não ficar dividindo espaço  com o “SS”. Por que não boníçimo, giraçol,  etc? Melhor ainda: abolirmos o “Ç”. Se tem som de “S”, vai com “S”: bonísimo, girasol, asucar, etc...
E o “Z” então? Não poderia ser ele mesmo  em meza, coiza, caza, ezagero, ezame?
Existem(ezistem)  regras para formar esta confusão (confuzão) toda.
Por exemplo (ezemplo): entre as vogais o “S” tem som de “Z”.
Então me expliquem (espliquem): Por que DOZE (12) se escreve com “Z” e não com “S”?
Sei que existem muitas   explicações (esplicasões)...
Mas não seria tudo tão mais simples se tudo se resumisse (rezumise) em escrever como se fala?
Tinham que complicar tudo??? Eu protesto!
E eu fico aqui sofrendo e escrevendo tudo errado...
Daí dou a desculpa esfarrapada: 
"O importante é que vocês entenderam!"

2 comentários:

Unknown disse...

A língua portuguesa era talvez o idioma mais bonito de todo o mundo quando em suas raízes até a década de 50, depois dessa época começaram a entrar as gírias, sem contar com os dialetos que já haviam sido incorporados ao idioma porém nos últimos anos vieram os GERUNDISMOS, e acabaram de vez com o nosso idioma outrora tão bonito, LAMETÁVEL.

ZEZÉ GONÇALVES disse...

ÔLA*FANTÁSTICA*AMIGONA*Á*"FÁTIMA NORONHA"*EU*DESSE*MAL*VIVO*SOFRENDO*ESSE*
MEU*IDEAL*POSITIVO*VOU*ESCREVENDO*ERRADO*ESTOU*ESCLARECENDO*LADO*PORTUGUÊS*
SABIDÃO*DÊ*VEZ*SOU*DISTANCIADO*Ê*BOA*LIÇÃO*EU*NÃO*DIPLOMEI*NÁ*ESCOLA*DÚ*MEU*
SERTÃO*PESSOA*"LIBERALINA"*ÊI*MESTRE*FINA*SENHORA*LÁ*PRÚ*BAIRRINHO*NÁ*HORA*
Ú*CAMPINHO*AGORA*INVESTE*PRÁ*PIRANGUINHO?*EU*NÃO*COMPLETEI*MEU*TERCEIRO*
PRIMÁRIO*CORRETO?*APANHAREI*CERTEIRO*DIÁRIO*CERTO*INSPIRANDO*MINHA*META*DÊ*
POETA*SOLITÁRIO*DOM*GANHANDO?*Ê*BOM*PAPAI*ABRIRÁ*ESTRADINHA*AGENTE*VAI*PRÁ*
LÁ*CONTENTE*Ê*VOLTARÁ*SORRIDENTE*EM*QUANTO*VIVO?*ESCREVINHANDO*DEFINITIVO*
ERRADAMENTE*ÔU*BEM*ACERTANDO?*EU*ESTOU*EM*SEU*MANTO*MÃEZINHA*SENHORA?*VOU*
AGORA*NÁ*LINHA*AGRADECER*Á*BOM*DEUS*MEU*SABER*COM*MEUS*DIZER*CERTINHO*OU*
BEM*ERRADINHO*ESTOU*TAMBÉM*COMPLICADINHO?*EU*LÁ*PRÁ*PAPAI*VAI*MEU*AMÉM*****
DÊ*PÉ*NÁ*MISSÃO*Ê*FÉ*Á*ORAÇÃO?*SALVES*"ZEZÉ" GONÇALVES*BOM*DIA*COM*ALEGRIA?
AOS*09*DÊ*08*ANO*2.016*AS*11*Ê*58*MINUTOS*****

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.