6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

30 de novembro de 2011

Dom Orani faz saudação ao novo Arcebispo de Niterói

Rio de Janeiro (RV) - O Estado do Rio de Janeiro possui duas províncias eclesiásticas: a de São Sebastião do Rio de Janeiro, criada pelo Papa Leão XIII que elevou a diocese à categoria de Arquidiocese e Sé Metropolitana por meio da bula “Ad universas orbis Ecclesias”, em 27 de abril de 1892; e a de Niterói, que foi criada pelo Santo Padre o Papa, Beato João XXIII, pela Bula Pontifícia “Quandoquidem Verbis”, de 26 de março de 1960.
Até o dia de hoje a Arquidiocese de Niterói estava sob os cuidados pastorais de seu Metropolita, Dom Frei Alano Maria Pena, OP, que agora se torna, com méritos, Arcebispo Emérito desta importante Arquidiocese, que é compreendida como dioceses sufragâneas as Dioceses de Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Nova Friburgo. Gostaria de expressar o meu vivo agradecimento ao bonito trabalho pastoral exercido por Dom Frei Alano Maria Pena, OP, não só por ter sido o Bom Pastor de Niterói, mas por sua dedicação outrora como Bispo de Nova Friburgo, bem como pela Presidência do Regional Leste 1, que exerceu com grande eficiência.
Ao mesmo tempo, com júbilo, quero saudar o novo Arcebispo, Dom José Francisco Rezende Dias, até hoje Bispo Diocesano de Duque de Caxias, transferido nesta data, pelo Santo Padre Bento XVI, para o honroso e grave encargo de Arcebispo Metropolitano de Niterói.
Dom José Francisco Rezende Dias nasceu na cidade mineira de Brasópolis, em 2 de abril de 1956. Ordenado presbítero por Dom José D’Angelo Neto, o grande Arcebispo de Pouso Alegre, depois de vários encargos importantes na vida de formação dos futuros sacerdotes, no dia 28 de março de 2001 o Papa João Paulo II nomeou-o bispo-auxiliar da Arquidiocese de Pouso Alegre, com a sede titular de Turres Ammeniae. Em Pouso Alegre foi Vigário Geral do Exmo. Sr. Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O.Praem, DD. Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre. Aos 30 de março de 2005 foi nomeado bispo da diocese de Duque de Caxias, sucedendo ao caríssimo irmão. Dom Mauro Morelli. Dom José Francisco, no dia 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia Anual do Episcopado Brasileiro, foi eleito entre os bispos do estado do Rio de Janeiro para ser Secretário do Regional Leste-1 da CNBB.
Cabe agora a Dom José Francisco ser o Arcebispo da cinquentenária Arquidiocese de Niterói. Queremos que o acompanhe neste novo ministério o Padroeiro da Arquidiocese, São João Batista, bem como Nossa Senhora Auxiliadora. O pálio, que receberá a seu tempo, é imposto sobre os Arcebispos Metropolitanos como símbolo da sua comunhão com o Sucessor de Pedro no governo do povo de Deus. O símbolo do ministério do Arcebispo Metropolitano é confeccionado com lã de ovelha, em representação de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e o Bom Pastor que vela cautelosamente sobre o seu rebanho. O pálio recorda aos Bispos que, como Vigários de Cristo nas respectivas Igrejas locais, são chamados a ser Pastores a exemplo de Jesus. Como símbolo do fardo do ministério episcopal, recorda também aos fiéis o seu dever de ajudar os Pastores da Igreja com as suas orações e de cooperar generosamente com eles para a propagação do Evangelho e o crescimento da Igreja de Cristo na santidade, unidade e caridade.
Ao cumprimentá-lo, agora Arcebispo nomeado de Niterói, conte com as orações e a minha fraternidade episcopal em nome de nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Que o Divino Redentor ilumine Vossa Excelência Reverendíssima em sua missão e que o amado clero e o povo santo de Deus da Província Eclesiástica e da Arquidiocese de Niterói o recebam de braços abertos.
São Sebastião do Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2011
† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.