6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

14 de fevereiro de 2014

NORMAS DE SEGURANÇA DO CARNAVAL/2014 DE BRAZÓPOLIS



Aconteceu, ontem, dia 13/02/14, no Clube Wenceslau Braz, uma reunião para tratar da segurança do Carnaval 2014 em Brazópolis.

Estavam presentes na reunião o Sr. Promotor de Justiça de Brazópolis, Dr.   Attilio Ferdinando Pellicci, o Delegado Dr. Luiz Felipe Bizzi Santos, O Tenente da Polícia Militar, Anderson José da Silva, os vereadores Espedito Martins Noronha e José Carlos Dias, Dr. Francisco Crescêncio Ribeiro, Presidente da OAB de Brazópolis, Diretoria e membros do CONSEP, Representante da Assistência Social, Conselheiro Tutelar, Sr. Edson Manfredini representando o Sr. Prefeito João Mauro, Weber Rodrigo Gomes, representando o Secretário de Cultura,  Sr. Jango Goulart que é o responsável oficial do Carnaval, os comerciantes Vera, Caetana, Carlos, Joice e Patrícia, o presidente da Associação Oficina Roda Terra, Luiz Gustavo Ribeiro Noronha e membros da Comunidade.

O presidente do CONSEP,  Sr.  Francisco Martins Filho administrou a reunião com perguntas dirigidas às autoridades.

Vários assuntos inerentes à segurança foram debatidos durante a reunião. O público e comerciantes sanaram  suas dúvidas sobre vários pontos ali citados.

O Sr Delegado, Dr. Luiz Felipe explicou que não vai haver plantão na Delegacia de Brazópolis e que os casos serão encaminhados para Itajubá onde estarão  pessoal e delegados de plantão durante todo o período do Carnaval. Casos corriqueiros serão resolvidos pelo destacamento policial de Brazópolis, sendo somente os casos mais sérios levados à Itajubá. Mas avisou que a polícia civil estará infiltrada entre a população para coibir o tráfico de drogas muito comum nestes eventos.

O Sr. Promotor Atíllio falou de sua preocupação sobre a grande quantidade de foliões que estarão na cidade, visto que muitas cidades vizinhas não terão Carnaval este ano e também a cidade paulista de São José dos Campos onde residem muitos Brazopolenses. Ele frisou bem a importância de uma boa equipe de segurança bem preparada para que não haja tumultos.

O número de seguranças treinados para o evento será de 30, além da Polícia Civil e Militar que já solicitou reforços de mais 15 policiais e viaturas para o reforço da vigilância e bem estar dos foliões, explicou o Tenente Anderson.

Sobre o funcionamentos das câmeras de segurança e filmagem, os membros do CONSEP explicaram que estarão funcionando e que haverá um segurança monitorando os foliões em tempo real.  

A venda de bebidas alcoólicas para menores continua expressamente proibida e o comerciante que não cumprir a lei será  punido, podendo ter seu comercio fechado durante a festa.

O Conselheiro Tutelar explicou que o papel do Conselho não é vigiar, mas apenas dar suporte visto que são apenas 5 conselheiros e o número de pessoas muito grande.  

Outra proibição será o uso de serpentinas metálicas, spray de espuma e qualquer produto explosivo, como bombas, traques, foguetes, salvo os usados pelos Blocos que terão que ter licença para o uso.

Sobre os banheiros, foi explicado que haverão 5 banheiros químicos instalados, os banheiros municipais estarão abertos, mas os comerciantes não poderão impedir seus fregueses de usar os banheiros. Estes poderão até mesmo cobrar uma pequena taxa de uso, mas não podem impedir o uso pelas pessoas que não estiverem consumindo em seu comércio.

Sobre os vasilhames de bebidas, como já acontece há anos, continua a proibição da venda e uso de garrafas de vidro. Mesmo aquelas pessoas que trouxerem bebidas de casa não poderão usar nenhum vasilhame de vidro, estando sujeitos a serem recolhidos pelos seguranças.

As Bandas contratadas para a animação do Carnaval estão proibidas de tocar Funk.

Sons automotivos estarão proibidos nas intermediações da praça e após as 4 horas da manhã em qualquer local. Os comércios que quiserem colocar sons durante o evento  terão que coloca-los  em baixo volume.

Visto que muitas cidade vizinhas não terão carnaval e, provavelmente, os folião se dirigirão para Brazópolis, a prefeitura solicitou à Viação Gardênia que coloque mais horários de ônibus durantes os dias de carnaval para melhor conforto dos visitantes.

Sobre o Tratorto, este sairá como nos outros anos, mas desta vez com mais veículos Policiais no acompanhamento do mesmo, evitando assim os tumultos.

O Tenente Anderson explicou também que viaturas farão o policiamento de toda a cidade durante as noites e pediu que as pessoas não deixem seus carros em qualquer lugar, facilitando o roubo dos mesmos.

Dr. Francisco Crescêncio falou da importância das famílias também serem os vigilantes de seus filhos. Que a vigilância e a segurança dos foliões não é uma obrigação apenas da polícia e sim dos pais que não dão limites aos filhos, deixando-os expostos a perigos.

Ele também contou que não é a favor de que a Prefeitura, sozinha, arque com todas as despesas e responsabilidades do Carnaval, sendo a favor da criação de uma agremiação destinada para isto, visto que é uma festa do povo, para o povo. Ele também criticou a pouca presença dos comerciantes, das  pessoas envolvidas e população em geral na reunião.

A reunião foi encerrada com a palavra dos componentes das mesas que desejaram a todos um bom carnaval e pediram que os foliões divirtam-se com responsabilidade.













Para denúncias, pedido de ajudar ou denúncias, os foliões poderão utilizar os seguintes telefones: 


DEFESA   CIVIL:

Sr. Álvaro  Luiz Rosa Faria  - (35) 8416 1712 ou (35) 36411027

CONSELHO TUTELAR:

9826-6904

8424-9344

CONSEP :

Irineu de Azevedo: (35) 8403 3817

POLÍCIA MILITAR: 190

BOMBEIROS ITAJUBÁ: (35) 3692 1790


ATENÇÃO:As pessoas que fizerem uso indevido destes telefones para trotes ou brincadeiras, a polícia Militar avisa que as ligações serão rastreadas e haverá severa punição para tal ato.

23 comentários:

Anônimo disse...

fazer revistas tambem nos trevos da entrada e saida de brazopolis,,esta entrando muinta drogas,,,ja tem crak quardado em bnrazopolis para o carnaval,,a policia tem que dar buscas nas pessoas inclisive jovens de nossa cidade ainda tem muinta droga,,,essa epoca agora do carnaval os traficantes ganham muinto grana,,tem tambem muinta gente fazendo aviao em motocicletas fazendo associação ao trafico de drogas,,,tem que avisar o promotor,,tem pessoas que usam a motocicletas para fazer o famoso aviao de drogas,,,a policia tem que dar buscas nesses jovens,,a maioria nao tem habilitação e andam pela cidade numa boa,,,a policia tem que ver isso,,inclusive ums jovens do bairro bom sucesso fazem ruaças em brazopolis de motos,,eles aceleram a moto no ultimo e da um estouro no escapamento como se fosse um tiro de arma de fogo,,o sargento da policia de brazopolis tem que ver isso,,,sargento mendonça,,pega esa turma,,fica de olho,,,se nao qualquer hora vai ar merda isso,,,peço as autoridads de brazopolis para ver isso

Anônimo disse...

a policia tem que abater motociclista que andam a noite
v ai pegar muinta coisa
como drogas armas de fogo
e elementos bebados tem que ter bafometro em brazopolis
muinta gente dos bairros rurais vem para brazopolis tambem fazer ruaças nao sao todos
mas tem muita gente envolvida nisso
a policia tem que dar buscas nesees motociclista
els para a moto geralmente dos carrinhos de lanches
a policia tem que por fim nisto
a policia tem que cobrar isso
a noite esta virando bagunças

Anônimo disse...

Concordo que a prefeitura não deveria bancar totalmente o carnaval, deveria sim, fornecer a segurança, o espaço e a logística para a festa. Quem deveria custear a festa são os comerciantes da cidade, ou melhor, se a associação comercial realmente funcionasse, deveria assumir a responsabilidade por essa organização, pois parece que só serve para organizar coquetel de fim de ano. A fórmula é simples, cada comerciante seria avaliado quanto ao benefício que o carnaval lhe oferece e pagaria mensalidades para ajudar a organização da festa, ou seja, um comerciante da praça pagaria mais, enquanto um comerciante em um ponto mais afastado do centro pagaria menos. Mas sinceramente, conhecendo os comerciantes da cidade, duvido que isto aconteça um dia. Então a prefeitura, para não passar vergonha, tem que gastar no carnaval, verbas que poderiam ser utilizadas em outras necessidades. E tem mais, seria interessante pensar porque não haverá carnaval nessas outras cidades, será que cairam na real e viram que só traz prejuizo ? Um grande abraço a todos.

Anônimo disse...

Coloca o AlexandreRibeiro como amigo do carnaval que o mesmo ajudará muito como fiscal no carnaval posdes crer .Pois este cidadão é muito preocupado com a vida alheia.Tem tempo prá isto inimigo do PT.

Anônimo disse...

Parabenizar a nobre editora deste blog que sempre vem informando a população brazopolense. Parabenizo todos aqueles que compareceram, pena que apenas alguns se interessam em tentar melhorar as condições de nossa cidade. Parabenizo as autoridades que estavam presentes pois compareceram e deram suas orientações, destacando o promotor de justiça com sua orientações e o tenente Anderson pela solicitação de reforços, também o Conselho Tutelar que dentro suas atribuições estará atendendo os plantões 24 horas, a policia Civil que dará toda sequencia ao trabalhos da policia militar de forma ágil e a administração Municipal esforça e conseguir verbas para a realização desta festa popular. Vamos festejar consciente.

Anônimo disse...

essa iniciativa tinha qe ser o ano todo mas esse pessoal so ve essas coisas na epoca de carnaval,as drogas estaõ se alastrando nos bairros aqui mesmo no alto da gloria ta cheio e toda noite e uma bagunça ,e pq esse pessoal nao faz progetos nos bairros ,palestras e progetos para tirar os jovens das drogas ,depois do leite derramado nao adianta chorar mais ,

Anônimo disse...

Vocês falam em segurança agora a quanto tempo nós moradores de Luminosa estamos sofrendo com a falta de segurança,sons automotivos altos e vai madrugada adentro,drogas rolando solto,menores vendendo drogas pelas ruas ou até mesmo bebendo e ninguém enxerga isso,pedimos socorro e faz tempo.

Alexandre Ribeiro Pereira disse...

Agora no momento eu estou preocupado mesmo é com o horário de uma funcionaria da prefeitura ou melhor de uma associação ligada à prefeitura, que trabalha das 8 as 15 horas portanto sem hora de almoço e fazendo um total de bem menos que 8 horas trabalhadas. Já fiz um REQUERIMENTO ao Senhor prefeito conforme abaixo: Só retirei o nome da pessoa vamos la vejam:
Brazópolis,14 de Fevereiro 2014

Ilmo. Sr. Prefeito João Mauro


Eu, Alexandre Ribeiro Pereira, portador do RG nº xxxxxx endereço eletrônico xxxxxxxxx residente e domiciliado em [Brazópolis- MG e com endereço à Rua xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx bairro Horizonte Azul, com fundamento na Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informações Públicas) vem requerer as seguintes informações:
1)- Qual seria o horário de trabalho detalhado (como início... hora de almoço etc.) da seguinte funcionária contratada: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
2)- Qual seria o sistema de controle / fiscalização, existente de sua jornada de trabalho.
3)- Quem é a sua Chefe imediata.
4)- Qual é a sua função e ou atividades exercida.
5)- Qual seria o seu setor físico de trabalho (onde?)

Na eventualidade de as informações solicitadas não serem fornecidas, requeiro que seja apontada a razão da negativa bem como, se for o caso, eventual grau de classificação de sigilo (ultrassecreto, secreto ou reservado), tudo nos termos do artigo 24, parágrafo 1º da Lei 12.527/2011.

Desde logo agradeço pela atenção e peço deferimento.




Alexandre Ribeiro Pereira
Xxxxxxxxxx
Telefone:xxxxxxxxxxxx
Brazópolis caixa postal xx

ABRAÇOS A TODOS AMIGOS E QUE TENHAM UM ÓTIMO CARNAVAL COM MUITAS ALEGRIAS E FELICIDADES SEM SE PREOCUPAR COM as mas línguas do povão. Eu sempre gostei de carnaval mas agora so curto olhar e assistir ja fiz muita bagunça e sempre participei de carnaval.

Anônimo disse...

Onde estava o organizador mor do carnaval, o Diretor de Cultura?????Vergonha!

Anônimo disse...

É isso aí! Vamos manter o nível do carnaval de Brazópolis! Parabéns e vamos torcer pra que as leis sejam cumpridas.

Anônimo disse...

Fatima, acho que voce deveria barrar os comentarios deste Sr. Alexandre, pois vai acabr sobrando pra voce novamente.
Sem contar o mal estar que ele cria em todos os post que ele comenta.
Tome cuidado.

Anônimo disse...

Enquanto gastam dinheiro com carnaval ficamos sem remedio no postinho de saude , acorda senhores politicos vejam o exemplo de outras cidades, nao vai ter carnaval porque sabe que vai faltar dinheiro para outras coisas de maior enteresse publico , e assim por diante, poder judiciario deveria por policiamento nas entradas da cidade e averiguar todos veiculos que entrasse,pois iriam pegar muitas drogas e varios trficantes, deem batidas la em Bom Sucesso , Dias , Luminosa so para ver o que acontece,

Anônimo disse...

Infelizmente hoje em dia o bonito carnaval que existia já era, pros jovens de carnaval é só bebedeira, drogados,promiscuidade... não temos segurança nenhuma. Na minha opinião deveria ter incentivos pros blocos poderem mostrar um bonito carnaval e ter só musica no clube, quem for sócio entra, assim acaba com essa bagunça a noite na rua, porque já tá difícil.

Anônimo disse...

Quem vê este tal de Alexandre escrever acha que o mesmo é o máximo vocês vão ver onde
isto vai parar.Uma hora ainda vai sobrar para a dona do blog.

Anônimo disse...

tem gente qe ta com medo do qe o senhor alexandre fala ,sabem pq deve ser gente da panelinha qe mama nas tetas do prefeito a cidade ta ruimm mesmo ta ma vergonha ta pessimo e se vc acha qe ta bom vc deve ser cego ou ganhar muito bemmm pra puxar o saco dessa administraçao ,bom mesmo e so para os cargos de confiança qe ganham muitoooooooooo bemmm e o povo ta aqi e pra recramar mesmo e se vc nao qiser escutar vc nao faz a menor diferença vc e a sua turma fiqem sabendo qe o povo ja ta de saco cheio dessas politica mentirosa cai na real mentira tem perna curta e o pt ja virou anaõ se cuida o puxa saco se quiser debater frente a frente to aqui ..moro no alto da gloria vem aqi pra gente conversar marcos donizete

Anônimo disse...

oooo fatima véia loka
kkkkkkkkkk

Fátima Noronha disse...

Break, macanudo. Copia? QSL... êta tempinho bom da caixa preta.

Anônimo disse...

E daí senhor Alexandre já teve resposta da prefeitura sobre sua investigação.

Anônimo disse...

Sou de São José dos Campos, estava pensando em passar o carnaval em Brasópolis, mas depois que eu li essa reportagem, estou desistindo... Pois acredito que não haverá uma boa segurança. com apenas 30 policiais, e alguns civis. pela quantidade de pessoas que irá se aglomerar na cidade, uma vez que as cidades vizinhas não terão carnaval, e nem a cidade de São José dos Campos, Quando as cidades vizinhas tem carnaval, a população é dividida, agora imaginem o que vai acontecer... E pelo visto a segurança não vai ser suficiente... Para quem vai , divirtam se....

Anônimo disse...

Oi Fatima boa tarde como tenho acompanhado seu blog e estou vendo que as pessoas o estão usando para comentar e expor suas ideias e aquilo que realmente pensam e não tem coragem de se identificar pois todos sabemos que estamos em uma democracia que predomina o lado obscuro da perseguição politica, também utilizei desse meio de comunicação e fiz um comentário direcionado ao SR Alexandre sobre qual seria seu real intuito em se opor tanto a administração atual, já que o único motivo que vejo é de se candidatar também a um cargo politico, pois já que ele se trata de uma pessoa nova em nossa comunidade, mas esse comentário que fiz anteriormente ainda não foi postado, pois como todos comentários passam primeiramente pela sua aprovação gostaria de saber se ouve algum problema com o comentário anterior ou se você ainda não o leu, desde já agradeço pela atenção!!!

Fátima Noronha disse...

Não chegou seu comentário aqui não. Só uma correção: o Alexandre não é novo na cidade, nora qui há muitos anos e é casado com uma brazopolense.

Anônimo disse...

Fatima, gostaria de falar sobre o horário dos desfiles dos blocos. poxa, cheguei na praça quase meia noite na terça e o CF nem tinha começado a desfilar, começou o seu desfile às 00:05min e terminou às 01:15. Tinha criança cochilando no desfile, que dó. o conselho tutelar não vê isso. Os desfiles precisam começar mais cedo e sem enrolação. E mais, tem turistas que vem somente sábado e vão ver o bloco, mas está tudo pela metade, bloco sem fantasia.....

Anônimo disse...

Também acho que eles tem que cumprir os horários estabelecidos, em caso de atraso, perdem a verba para o próximo ano.
Outra coisa precisam arrumar um lugar para os ensaios das baterias, não em frente a casa dos outros.
Porque não ensaiam no campo ou no poliesportivo ou mesmo no parque de exposição.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.