6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

13 de maio de 2013

O NASCER DA “ ALEMP/MG”



                
            A Associação Mineira do Ministério público, entidade que congrega Procuradores e Promotores de Justiça de Minas Gerais cuja sede fica em Belo Horizonte,viveu uma noite de gala na terça feira última, dia 07 de maio. Foi uma noite de esplendor literário, pois a casa,em sessão solene,  instalou a  nova ACADEMIA DE LETRAS DO  MINISTÉRIO PÚBLICO DE  MINAS GERAIS, a primeira dessa Instituição no Brasil.
Com o salão repleto de membros do Ministério Público, familiares, convidados representantes de  Academias de Letras, , autoridades e políticos. Formada a primeira Diretoria, esta empossou os   primeiros Acadêmicos, fundadores da entidade. Foram  16 Membros, os quais, após o juramento de praxe e receber   o  respectivo diploma,  fizeram a apresentação, cada um, de seu patrono (que estatutariamente deve ter pertencido também à classe).
            A seguir, meu pronunciamento sobre o Patrono escolhido.

 
                   Meu Patrono , o  Dr. WENCESLAU BRAZ PEREIRA GOMES.

               Nascido no antigo Distrito de São Caetano da Vargem Grande, hoje cidade de  BRAZÓPOLIS , EM 1868,bacharelou-se em  DIREITO pela FACULDADE de DIREITO DO LARGO DE SÃO     FRANCISCO, em São Paulo,em 1890, aos   22 anos. No mesmo ano   o Governo Mineiro nomeou para o cargo de PROMOTOR  DE JUSTIÇA , indo  atuar nas Comarcas de  JACUÍ e MONTE SANTO DE MINAS.
Um ano depois, Wenceslau Braz deixou o  MINISTÉRIO PÚBLICO   para  enveredar-se  pelos caminhos da política , elegendo-se Vereador no município de Monte Santo até chegar ao alto cargo de MANDATÁRIO  SUPREMO  da NAÇÃO.
PRESIDENTE DO  REPÚBLICA , no período de  1914   a   1918 (FOI O  9º PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELEITO).
Aos 50 anos de idade, após cumprir seu mandato, afastou-se da vida pública, indo descansar na tranqüila   ITAJUBÁ, cidade sul mineira.   Ali, voltou a praticar seu velho hábito, pescar  com seus velhos amigos  nas águas mansas do rio  SAPUCAÍ   enquanto saboreava  um cigarro de palha. faleceu em 1966, aos 96 anos de idade.       
              Wenceslau Braz  deixou no campo literário inúmeros  trabalhos  publicados em revistas  jornais da região na  época.   
             Sobre o seu afastamento tão precoce  do mundo
 político , assim se expressou certa vez : “ DEPOIS DE SER PRESIDENTE, A MAIS NADA DEVE-SE  ASPIRAR NA VIDA”
Escolhi o nome de WENCESLAU  BRAZ porque fomos    CONTERRÂNEOS, nascidos no solo de  BRAZÓPOLIS, PEQUENA CIDADE DO SUL DAS GERAIS ,  ESCONDIDA NAS FRALDAS DA MANTIQUEIRA .E PORQUÊ NÃO COLEGA? JÁ QUE UM DIA TAMBÉM ABRAÇOU, ASSIM COMO EU,  ESTA QUERIDA INSTITUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO MINEIRO  .
         ELE PASSA A SER  AQUI NESTA CASA O MEU ILUSTRE PATRONO!.”
        
Maurício Braga de Mendonça- Procurador de Justiça
Membro da Academia de Letras do Ministério Público/M.G.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.