6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

1 de março de 2017

LAR DA CRIANÇA MONSENHOR NORONHA COMPLETANDO 40 ANOS


HISTÓRICO :


A Sociedade de Educação e Assistência Frei Orestes, é uma sociedade civil fundada em 14 de abril de 1959, por Frei Orestes Gerard na cidade de Campos do Jordão, São Paulo, tem como finalidade proporcionar a assistência Social a crianças, adolescentes e famílias, independente da raça, classe e credo, dando prioridade aquelas que de uma forma ou de outra necessitam de ajuda seja material, espiritual ou social.
A Obra cresceu rapidamente, como também o número das crianças e adolescentes a serem atendidos. Frei Orestes logo se convenceu de que sozinho não conseguiria levar a obra adiante. Embora muitos amigos e benfeitores o ajudassem, principalmente na parte material, faltava ainda um elemento muito importante: quem se dedicasse integralmente ao serviço das crianças.
Foi assim que com a ajuda de Irmã Maristela Alves Cintra, fundaram o Instituto das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima no dia 25/09/1968, com o desejo e desafio de levar adiante esta missão.
A obra social de Frei Orestes tornou-se cada vez mais conhecida, vieram os pedidos para socorrer as crianças abandonadas de cidades mais distantes, a primeira casa em Minas Gerais surgiu em Brazópolis.
Um dia, Frei Orestes recebeu a visita da D.ª Maria de Lourdes Vergueiro que o convidou a ver uma velha casa em estado bastante precário em Brazópolis, que abrigava umas 35 crianças. Esta obra assistencial fora iniciada pelo falecido Monsenhor Joaquim Noronha (Mons. Quinsinho), muito venerado pelo povo desta cidade.
Frei Orestes não se animou a assumir a administração da mencionada casa. Mas, em vista das instancias, reforçadas pelos senhores pároco, prefeito e promotor da cidade, não conseguiu resistir e aceitou a proposta.
Sendo inaugurada a primeira obra no estado de Minas Gerais no dia 01/03/1977, numa casa muito velha e precária.
Logo Frei Orestes pediu ao Senhor Prefeito que fizesse a terraplanagem de um terreno, pois já estava planejando a construção de um novo prédio, mais amplo e mais confortável (cerca de 1.600 metros quadrados de construção).
As senhoras de Brazópolis (CLUBE DAS AMIGAS DE BRAZÓPOLIS – CAB) ofereceram os tijolos para a construção. Foram providas diversas campanhas e, em pouco tempo, levantou-se o novo e belo prédio, que foi solenemente inaugurado no dia 12 de dezembro de 1978 pelo Sr. Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José D’Angelo Neto.
Com a ajuda das autoridades do lugar, do Sr. Pároco José Eugenio de Fonseca, sobretudo, do Sr. João Vianey de Noronha Dias e da Sra. Maria de Lourdes Vergueiro foi concluída a obra, vence a entidade grande parte das despesas por conta própria.
As Irmãs de Frei Orestes dirigem a Instituição até os nossos dias ouvindo o apelo do evangelho “Deixai vir a mim as crianças, pois delas é o Reino de Deus” (Mc 10,14), Inspiradas em São Francisco e Santa Clara de Assis e os fundadores, cultivando os valores fraternos, divulgando a paz e o bem por meio do apostolado da educação, Assistência e promoção das crianças e adolescentes mais necessitados e sua famílias.
A Instituição da Assistência a cerca de 105 crianças de 1 a 10 anos,sendo 22 no período integral (creche) e 83 no Contra turno da escola. As crianças recebem diariamente 5  refeições. Temos algumas parcerias, são elas: Prefeitura Municipal, CRAS, Secretaria de Educação e voluntariado para execução dos projetos como: atendimento odontológico que funciona no prédio, é mantido pela Prefeitura, aulas de informática, dança, jiu jitsu, culinária, artesanato, teatro, auxilio a tarefa, violão, flauta, esportes, recreação livre e dirigida, contação de histórias, além dos momentos de espiritualidade. Por ser uma entidade sem fins lucrativos conta para se manter com as doações da comunidade e dos colaboradores e eventos beneficentes.
“VIDAS EM FAVOR DA VIDA”

2 comentários:

Anônimo disse...

A população de Brazópolis só tem a agradecer, pelo belíssimo trabalho social realizado por esta entidade. Eu frequentei o lar da Criança há 40 anos atrás, e tenho muitas recordações. Saudades. Vamos fazer uma corrente: #eufuinolardacriança. Parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns pelo belo e inequívoco trabalho do Lar!
E tem gente de um governo q tenta denegrir esta instituição acusando-a de não prestar contas a sociedade.
Existe melhor prestaçào de contas do que 40 anos de dedicação às crianças de Brazópolis?
Senhor prefeito, pedir desculpas seria pouco, mas muito pouco mesmo!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.