6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

16 de março de 2012

HOJE É DIA DE QUÊ? 16 DE MARÇO

Dia do nascimento do Visconde do Rio Branco

O Visconde do Rio Branco é uma das figuras mais conhecidas da História do Brasil, principalmente por sua atuação no movimento abolicionista (coordenou a luta pela aprovação da Lei do Ventre Livre), por seus serviços diplomáticos e como Presidente do Conselho de Ministros do Império (1871 -75). É exposta aqui uma outra faceta sua: a de professor de matemática. Nesse sentido, antes de mais nada, deve-se apontar que foi um exemplo, talvez o mais importante, de uma situação que existiu no Brasil desde a Proclamação da Independência até o início deste século.

 Dia de São Carlos Garnier

Nascido em 1610, era um jesuíta missionário , que foi martirizado em Sainte-Marie entre os Hurons em 7 de dezembro de 1649.
Filho de um secretário do rei Henrique III de França , Garnier juntou-se ao seminário jesuíta de Clermont em 1624 e foi ordenado em 1635. Seu pai, inicialmente proibiu-o de viajar para o Canadá, onde ele iria enfrentar uma morte quase certa como um missionário, mas acabou por ser permitido ir e chegou na colônia de Nova França em 1636. Ele viajou imediatamente para a missão Huron com o colega jesuíta, Pierre Chastellain .
Ele passou o resto de sua vida como missionário entre os Hurons , nunca retornando ao Quebec . O Hurons o apelidaram de “Ouracha”, ou “chuva doador”, após a sua chegada foi seguido por uma chuva seca fim. Ele foi muito influenciado pelo colega missionário Jean de Brébeuf, e era conhecido como o “cordeiro” para Brebeuf do “leão”.
Quando Brébeuf foi morto em março de 1649, Garnier sabia que ele também poderia morrer em breve. Em 07 de dezembro de 1649 ele foi de fato morto pelos Iroquois durante um ataque contra a aldeia Huron onde ele estava vivendo.
Charles Garnier foi canonizado em 1930 pelo Papa Pio XI com os outros mártires do Canadá , e sua festa é 16 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.