6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

22 de fevereiro de 2013

POPULAR OU ERUDITA, CULTURA É CULTURA!

A massa homogênea, que é o povo brasileiro, é formada de várias raças e origens diferentes e cada um tem  sua  CULTURA  popular ou erudita.
Atentamos especialmente para confronto das diferenças entre a “elite/culta” e “povo/popular” sobre a perspectiva antropológica.
O grupo da “elite” julgando-se detentor do saber sempre se exclui do grupo destacado como “povo”. Mas quem é a “elite” e quem é o “povo”?
A cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitida de geração em geração, mais acessível.
 A maior beleza da cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo, como é o caso do carnaval, rodeio, bumba-meu-boi, seresta, reisado, samba, etc...

Cultura erudita exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral, etc. Consequentemente, acaba sendo mais elaborada.

A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição, mas incorpora novos elementos culturais. Muitas vezes a incorporação de elementos modernos pela cultura popular (como materiais como plástico por exemplo) a transformação de algumas festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval) ou a comercialização de produtos da arte popular são, na verdade, modos de preservar a cultura popular a qualquer custo e de seus produtores terem um alcance maior do que o pequeno grupo de que fazem parte.

O artista popular tira sua “inspiração” de acontecimentos locais rotineiros, a arte popular é regional. Por isso a arte popular se encontra mais afetada pela cultura de massas que atinge a todas as regiões igualmente e procura homogeneizá-las culturalmente do que a erudita.

O produtor de cultura popular e o de cultura erudita podem ter a mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social - a cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras instituições. É importante ressaltar que os produtores da cultura popular não têm consciência de que o que fazem têm um ou outro nome e os produtores de cultura erudita têm consciência de que o que fazem tem essa denominação e é assunto de discussões, mesmo porque os intelectuais que discutem esses conceitos fazem parte dessa elite, são os agentes da cultura erudita que estudam e pesquisam sobre a cultura popular e chegam a essas definições.

Cultura significa os hábitos , costumes de um povo ...o que constitui sua identidade.
Concluindo:  Popular ou erudita, cultura é cultura!

4 comentários:

Anônimo disse...

Na secretaria de cultura ficam as pessoas eruditas e na secretaria de eventos rurais as pessoas populares.

Anônimo disse...

Pois é...o preconceito de novo prejudicando até as manifestações culturais. Mas quem sabe um dia essa palavra desapareça do nosso dicionário...
Um belo exemplo disto é o grande maestro João Carlos Martins que ensina música nas favelas e mistura o popular com o erudito em suas apresentações. Maravilhoso! Vale a pena conhecer seu trabalho.

Anônimo disse...

Não sei se é erudito ou popular mas a cultura do Braz é tudo de bom, temos coral, banda, musicos, bonecos, teatro, capoeira, dança, literatura, pintura, artesanato, culinaria, folclore, arquitetura e até filmes. Temos que somar e não dividir e isso vale tanto para conceitos como para cargos ligados à cultura.

Anônimo disse...

Nossa muito bom ...

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.