6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

28 de fevereiro de 2011

TIA LANDA - HOMENAGEM

Na manhã de quarta-feira, 09/02/2011, ao som emocionante da Ave-Maria, Brazópolis amanheceu sombria com a notícia do falecimento de Yolanda Chaves Gomes.
Quanta tristeza! Perdemos uma pessoa tão querida. Ficamos sem a sua alegria contagiante e sem sua "Presença" amiga.
Tia Landa era amorosa, prestativa, inteligente e espontânea. Quem passasse pela Ladeira Santos Lima, nº 29, ali mesmo, no alpendre da casa, encontrava aquela pessoa maravilhosa, com um sorriso aberto no rosto e pronta para conversar, trocar ideias, falar de assuntos interessantes, sobre música, teatro, festas religiosas e sociais, desfiles de modas, eventos, etc. Em suma, tia Landa, com o seu jeito bom de ser e de viver, cativava as pessoas que dela se aproximavam. Sua linda voz de soprano era muito aplaudida quando cantava e se acompanhava ao piano ou ao violão, em "Recitais" e "Horas de Arte" beneficentes. Cantava no Coro da Matriz, onde, em celebração emocionante de despedida, um grupo de amigos a homenageou com as mesmas músicas sacras que ela tanto gostava. Foi lindo, comovendo a todos que ali estavam. Bela e merecida homenagem.
Tia Landa também fazia parte da comissão organizadora das famosas "Quermesses" (Barraquinhas). Era muito animada e uma entusiasta quando se tratava de melhorar a vida social e artística de nossa terra. Era incentivadora e iluminada, amava sua Brazópolis e queria despertar e valorizar o espírito artístico que brilha em nosso meio social. Era festiva e sempre elegante.
Filha querida do casal Horácio Chaves e Sinharinha que, naquele tempo, residia na Praça da Matriz, e irmã caçula de José Chaves, Alvinho, Amando, Pompeu, Nenzinha e Eunice (todos falecidos).
Casou-se aos 18 anos, com Amando Pereira Gomes (filho de Aniceto e Sá Nica). Viveram 34 anos de felicidades ao lado das quatro filhas: Sônia, Dada, Zezé e Tereza!
Com a falta de Amando em 06/02/69, ficou muito triste e abalada. Apesar do fardo da viuvez, assumiu e conduziu a família com fé, muito empenho e coragem, tendo como colaboradores Ernesto Meduna, João Tôrres e Reynal Pinheiro (mais que genros, verdadeiros filhos) sempre presentes, na tarefa de mãe e educadora.
Tia Landa jamais se abateu, era uma fortaleza, firme nas atitudes, lúcida, acreditando em Deus, achava a vida uma beleza! Soube viver feliz e fazer felizes os que viviam à sua volta. Deixa, além das filhas, genro, netos, bisnetos, trinetos e sobrinhos que, diante desse exemplo, louvam e agradecem ao Senhor da Vida, pelos quase 94 anos de Presença, Amor, Carinho e Dedicação que receberam dessa Figura Exponencial que se chamou YOLANDA CHAVES GOMES.
Nossa querida Tia Landa, com a sua alegria, estará sempre presente em nossa memória e em nosso coração.
(Homenagem dos sobrinhos: Olegário, Leonina, Dora, Zéza, Nácia, Maria Ângela e demais familiares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.