6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

8 de fevereiro de 2011

Embrapa desenvolve clone de mudas de café resistente a praga

Mudas serão produzidas em larga escala, em cooperativas

Pesquisadores da Embrapa e da Fundação Pró-Café, em Varginha, clonaram mudas de café arábica, resistentes ao bicho mineiro, uma praga que pode devastar os cafezais e é combatida somente com agrotóxicos.

As pesquisas começaram na década de 70, mas somente agora as mudas serão produzidas em larga escala. Os clones são desenvolvidos em laboratório, em um processo chamado embriogênese somática. Todo o processo leva quase dois anos para ser finalizado.

O primeiro passo é a higienização das folhas de pés já existentes, para a retirada fungos e bactérias. Depois, os vegetais são cortados em pequenos pedaços que são colocados em uma espécie de gelatina, rica em nutrientes.

O material fica seis meses se desenvolvendo no escuro. Hormônios do crescimento ajudam na multiplicação do material genético, que depois passa por um processo de regeneração com biorreatores, para então se transformar em embriões. Cada folhinha é plantada em mudas, que ficam na casa de vegetação, um local com clima regulado entre 22 e 29 graus

Na fazenda experimental da Pró-Café já existem 400 clones das mudas. Testes comprovaram que a planta é resistente ao bicho mineiro. Para sair da fase de experimentação, a Embrapa vai contar com cooperativas de café do Sul de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.