6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

2 de julho de 2010

“PALAVRA DE BISPO” - Por D. José Francisco


Carta Pastoral
“...A manhã de 16 de julho de1971, a cidade onde eu nasci, havia acordado diferente. A névoa fria subia pelas paredes das casas até mais acima do que nos dias anteriores, o frio era mais intenso e havia um sentimento de que estávamos órfãos. O padre de minha cidade havia morrido. Depois de quase 50 anos andando pelas mesmas ruas frias, abrindo a igreja matriz antes que o povo acordasse, tocando o sino – ele mesmo – para a primeira missa do dia, chamando as criaturas para o louvou do Criador. Ele sempre se adiantava. Ele sempre esteve lá. Ele sempre estava lá. Agora, não estaria mais.Estávamos órfãos, de uma doída orfandade.
Indo lá pela metade do Ano Sacerdotal, a lembrança que me vem e me alimenta a alma no serviço do Senhor aos irmãos é a do velho padre de minha cidade, carinhosamente chamado de Pe. Quinzinho, que deu o seu último e definitivo passo antes que eu tivesse dado o meu. Menos de dois anos depois de sua partida para a Casa do pai, eu entrei par a Casa da Igreja, fui para o seminário, e a única graça que peço ao Senhor é a de não sair dela enquanto durarem os meus dias.
Ao velho e santo padre de minha cidade, dedico o carinho dessas primeiras linhas. A todos os outros padres, velhos e moços, sobretudo, os que a mim foram confiados, dedico o carinho das outras linhas que irão se seguir. ...”

Dom José Francisco Resende Dias – Bispo Diocesano.
Artigo publicado no jornal “Pilar”-Duque de Caxias e São João do Meriti – RJ, em fevereiro de 2010.


ENTERRO PADRE QUINZINH0
Arquivo de D. Nilda de Oliveira Reis


4 comentários:

rita disse...

Texto maravilhoso de Dom José Francisco que aperta o coração da gente .Que saudade ! O carinho de DOM José Francisco por tio Quinzinho nos emociona . Ele deixou marcas em todos que o conheceram profundamente ,em Dom José Francisco deixou marcas em sua caminhada vocacional .Que do céu ele iterceda sempre a Deus por nós

Anônimo disse...

dom jose com todo respeito se o padre da sua paroquia ficou 50 anos porque o padre da minha paroquia tem que sair com 19 anos?

Anônimo disse...

Anônimo disse...

dom jose com todo respeito se o padre da sua paroquia ficou 50 anos porque o padre da minha paroquia tem que sair com 19 anos?
e pq a minha paróquia troca de padre de ano em ano ??

Fátima Bretanha disse...

Por coincidência estava de férias em Brazópolis e me lembro do dia, lembro que fui com minha mãe a longa procissão pela cidade e me lembrando que tudo relacionado a nossa vida e de nossa família tinha a participação do Padre Quinzinho: batizados, primeira comunhão, missa de formaturas, casamentos e todos os eventos muito bem documentados. Todos temos fotos individuais dele com cada um de nós, já era idoso, mas tinha uma disposição e paciência de santo!Espero que ainda hoje existam nestas pequenas comunidades uma figura tão importante, que agregue as famílias, mas pelo que li dos comentários, entendi que os padres já não ficam toda uma vida... Que Pena!

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.